020614baixada

Na última sexta, homens e mulheres usaram o lenço característico da campanha

 

 

020614olgatoninha 020614olgacerqueira 020614olgajaba

No facebook, servidores do sistema estão postando fotos demonstrando a adesão à campanha. Em destaque, pessoal da Baixada Santista; à esq, Toninha (Avaré); ao centro, pessoal de Cerqueira César; à direita, Fábio Jabá (Mirandópolis)

 

Um alerta às mulheres sobre o câncer de mama e, ao mesmo tempo, uma emocionante homenagem a uma batalhadora: é nisso que consiste a campanha Vista este Lenço com Olga, criada no mês passado por funcionárias da PF de Pirajuí. A campanha vem ganhando cada dia mais repercussão. Na sexta-feira passada pôde-se ver servidores do sistema prisional paulista de várias unidades usando o lenço.

Servidoras da Penitenciária Feminina Sandra Aparecida Lario Vianna, de Pirajuí, criaram a campanha em que toda sexta-feira usariam um lenço na cabeça para homenagear a colega Olga Maria de Oliveira Zácari, que está em tratamento contra o câncer de mama. Uma novidade surgiu na última semana: não apenas mulheres, mas homens de diversas unidades prisionais do Estado de São Paulo se solidarizaram com a campanha e também colocaram um lenço em suas cabeças.

O Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo parabeniza os criadores da campanha e todos os apoiadores. Diversos diretores do sindicato também aderiram à campanha. “Esse movimento é muito bonito. Surgiu da iniciativa de colegas admiradas pela luta de uma companheira, e agora ganhou o estado. Uma prova de união e de solidariedade da nossa categoria”, resume João Alfredo de Oliveira, Secretário Geral do sindicato.

 

INÍCIO DA CAMPANHA

A ASP Olga Maria de Oliveira Zácari, da PF de Pirajuí, descobriu o câncer de mama e está fazendo o tratamento da doença. Por iniciativa própria, não quis se afastar do trabalho para se tratar: continua trabalhando normalmente, enquanto realiza o tratamento médico. Esse ato de coragem, profissionalismo e compromisso emocionou as colegas, que garantiram solidariedade a Olga.

Desde o dia 16 de maio colegas de unidade da agente resolveram demonstrar todo o respeito, solidariedade e carinho, usando, todas as sextas até o mês de outubro, um lenço na cabeça para homenageá-la.

Essa foi uma maneira que as servidoras encontraram para transmitir força para que ela prossiga na luta contra a doença. O sucesso e solidariedade foram tantos que a campanha não ficou apenas entre as mulheres da unidade em que Olga trabalha, mas atingiu os homens em diversas unidades do Estado.