compartilhe>

O Polícial Penal  Fernando Bizarra com 26 anos de Sistema Prisional, que ingressou no sistema em 1998 tendo ingressado no sistema em começado aos 22 anos na Penitenciária de Iperó e trabalhado na PII de Sorocaba, e desde 2011 na PI de Sorocaba, escreve este relato sobre o dia a dia de uma unidade prisional Segundo Fernando um dos motivos que o levaram a escrever o livro “é desmistificar a visão da sociedade que todo Agente Penitenciário, ou é carrasco, ou corrupto, afinal só temos visibilidade quando tem rebelião, fuga ou morte, isso tudo noticiado em jornais populares que colocam em xeque nosso labor, nunca conhecendo o nosso dia a dia.” segundo suas próprias palavras.

O livro mostra os medos e anseios dos funcionários e dos sentenciados, nesse clima tenso que é a rotina dentro do sistema prisional, um sistema que está sempre em ebulição, que a maior regra é a palavra sincera, pois, é um lugar onde não existe margem para mentiras, afinal não existe contratos ou cartórios dentro dos presídios, então a honra, é o maior documento, seja entre os presos e funcionários. Nesse jogo de xadrez, é que ocorrem as histórias de Odivan Márcio Pereira Pinto, jovem de seus 22 anos que começa a exercer a profissão de Agente Penitenciário, que vai passar por diversas situações no decorrer dos seus anos de profissão, essa que muitas vezes é malvista pela sociedade, mais heroica no cumprimento da lei e a ordem para a sociedade.

O livro “A Vaga está lá, esperando por você” é uma leitura que vai levar a quem conhece a realidade das unidades a se identificar e a quem não as conhece a compreender o verdadeiro universo das unidades prisionais paulistas.

Você pode ler a degustação do livro na amazon por este link:https://www.amazon.com.br/dp/B0CXP4PJHX?ref_=cm_sw_r_mwn_dp_1ZEDTPYSVM11NYG1T8P3&language=en_US&fbclid=IwAR22xC1HNHPg2eLzGN_g6xCZ1RmCsyHhUKmQL_0em2RHrIdoH9BsLv15uFA&asin=B0CXP4PJHX&revisionId=e403e227&format=1&depth=1

Em resposta ao ofício de em 19 /04 encaminhado pelo SIFUSPESP à SAP referente às dúvidas relativas aos processos de promoção e ao novo enquadramento dos Policiais Penais em face da minuta de projeto da Lei Orgânica foi marcada uma reunião dia 25 de abril às 9 horas da manhã no auditório da SAP, os outros sindicatos também foram convidados a participar de forma que só tenha que ser realizada uma única reunião. 

Além dos esclarecimentos necessários para que apresentemos emendas ao projeto, também levaremos a reunião as dúvidas encaminhadas pela categoria através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Cabe salientar que perante a posição do governo, apresentada na reunião de 18 de março de não fazer alterações na questão salarial é muito importante que tenhamos total esclarecimento sobre a questão de enquadramento e progressão de classe de forma a proteger os direitos dos Policiais Penais apresentando emendas através dos deputados que se comprometam com a causa da categoria.

Também é importante que ao invés de nos dispersamos em discussões infrutíferas comecemos desde já a nos organizar para estarmos presentes na ALESP durante todo o projeto de tramitação da Lei, exercendo nosso direito de convencimento democrático sobre os parlamentares para que modifiquem o projeto de forma a não prejudicar os atuais Policiais Penais.

O envio de dúvida para o email da imprensa do SIFUSPESP poderá ser feito até o final do dia de amanhã para que possamos catalogá-las e organizá-las para que sejam apresentadas ao departamento de recursos humanos.

Um condenado em regime aberto tentou introduzir uma mochila com drogas e celulares nas dependências do CPP de Mongaguá, o homem que tinha progredido de regime em maio do ano passado foi flagrado pelos Policiais Penais que fazem a vigilância da unidade.

Ao tentar invadir a unidade prisional com uma mochila contendo 35 celulares e acessórios, o homem recebeu ordem de parada  dos policiais, ele desobedeceu a ordem e partiu para cima dos policiais  e acabou sendo baleado.

Os Policiais Penais acionaram o SAMU e a Polícia Militar e o criminoso foi detido e encaminhado para o pronto socorro de Mongaguá.

Foi registrado boletim de ocorrência na Delegacia de Mongaguá e instaurada apuração para determinar a quais presos se destinava o material apreendido.

O CPP de Mongaguá tem capacidade para 1640 detentos e atualmente tem uma população de 2071 e conta com apenas 109 Policiais Penais  divididos nos quatro turnos segundo dados da SENAPPEN.

O CPP se encontra em uma área próxima a mata o que facilita as tentativas de arremessos e invasões, outro problema enfrentado pelos Policiais Penais além da falta de efetivo, são as constantes incursões de drones.

Devido a superlotação, baixo efetivo, falta de torres com guarda armada e condições de segurança mais aprimoradas as unidades de semiaberto tem se transformado nas unidades mais perigosas para os Policiais Penais.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp