021213cut

 

Recentemente o Diretor de Formação Sindical participou do Encontro Estadual de Formação da CUT

 

 

Política e sindicalismo são duas áreas completamente integradas, e que exigem estudo, reflexão, troca de ideias e experiências. Pensando nisso a Central Única dos Trabalhadores realiza com frequência cursos de formação de dirigentes sindicais, que costumam reunir sindicalistas de diversos ramos. O SIFUSPESP, filiado à CUT, sempre comparece a estes cursos pois acredita no poder da formação política e da informação.

No mês passado aconteceu o Encontro Estadual de Formação da CUT em Praia Grande. Representando o sindicato compareceu ao evento o Diretor de Formação Sindical Fábio Jabá, com a missão de aprender para repassar conhecimento à base. Estiveram presentes no Encontro 80 dirigentes sindicais de São Paulo que comemoraram os 50 anos do projeto revolucionário brasileiro de alfabetização de adultos, idealizado pelo grande educador Paulo Freire.

Fábio Jabá disse que estava no Encontro “aprendendo. Estamos (o sindicato) querendo trazer coisas melhores para a nossa categoria, estamos nos preparando para amadurecer nossa atuação política e trazer a base para junto, nessa luta que travamos por melhorias para o trabalhador do sistema prisional paulista. O sistema está falido e precisa de política séria urgente para o setor. E nós podemos e devemos cobrar a criação dessa política séria e também participar ativamente de sua elaboração. Quanto mais informação de qualidade tivermos, melhor será para a categoria”.

Sônia Maciel, representante da Apeoespe no Encontro, explicou que “O Curso de Formação serve para trazer a história da classe trabalhadora para os novos dirigentes. Fala do porquê dos sindicatos. Muitas pessoas se associam, mas não sabem nem a razão da existência do sindicato e do valor que este tem na vida funcional delas”.

Veja reportagem televisiva sobre o Encontro: http://www.sifuspesp.org.br/index.php/videos.html?view=media&layout=default&id=24