251113riolândia

Ainda faltam 70 servidores para completar o quadro funcional da unidade, que já está em funcionamento

Foi inaugurado na sexta passada o Centro de Detenção Provisória “ASP Valdecir Fabiano” de Riolândia. A unidade localizada em área rural da Estrada Municipal de Riolândia-Cardoso, possui capacidade para abrigar 768 detentos em regime fechado. A unidade, antes mesmo de ser inaugurada, já causou polêmica. Além disso, servidores lotados no CDP buscaram o sindicato para fazer denúncias.

A primeira das denúncias está relacionada ao número de servidores na unidade. Está previsto pela SAP a contratação de 190 funcionários, porém até agora o CDP de Riolândia possui apenas 120 servidores. “Ainda não se sabe qual a previsão para a chegada dos próximos funcionários e nem mesmo o tipo critério ou lista que será utilizada pra completar a grade funcional”, diz o Coordenador da Regional de São José do Rio Preto, Nivaldo Pereira (Palmeirinha). Por isso a SAP abriu, sábado passado, a LPT para que agentes possam se transferir para o local.

Outra denúncia feita foi sobre os funcionários do CDP de Riolândia estarem trabalhando há quase um mês como diaristas e não em regime de plantão como prevê o cargo. A cozinha da unidade está desativada, obrigando os servidores a saírem para almoçar e pagar do próprio bolso. De acordo com informações da diretoria da unidade, como o CDP ainda não tinha sido inaugurado, a unidade não recebeu verba para diversas demandas, incluindo a alimentação dos funcionários. “Esperamos que agora que a unidade entrará em funcionamento o problema seja sanado, os funcionários possam trabalhar em regime de plantão e façam sua alimentação no refeitório da própria unidade. De qualquer forma, continuaremos a fiscalizar as denúncias feitas pelos servidores”, informa o Colaborador Marco Pereira (Marcão).

Quanto à polêmica da LPTE, foi informado aos dirigentes sindicais que dois servidores que foram contemplados teriam retornado para suas unidades de origem, o que causou um certo temor aos outros 118 funcionários que comemoraram a transferência. “A LPTE foi questionada por servidores e pelo SIFUSPESP, não sabemos se os casos de retorno foram merecidos ou não, mas todos que se sentirem lesados pela Lista, podem procurar nosso Departamento Jurídico.

 

Homenagem ao servidor

O Centro de Detenção Provisória recebeu o nome de Valdecir Fabiano, em homenagem ao ASP morto este ano em um acidente de carro.

Valdecir Fabiano, 44 anos, Agente de Segurança Penitenciária trabalhava no sistema penitenciário há 14 anos e estava em exercício na Penitenciária “João Augustinho Panucci” de Marabá Paulista.

No dia 13 de setembro deste ano, ao retornar para Presidente Venceslau após uma vistoria nas obras dos CDPs de Riolândia e Icém, sofreu um grave acidente na Rodovia Assis Chateaubriand, na cidade de José Bonifácio, e faleceu no local.

Ele viajava com o engenheiro Marcos Amilton Raysaro, 45 anos, que também faleceu no local. A fumaça de uma queimada próxima às margens da rodovia atrapalhou a visão do motorista e seis veículos se envolveram no acidente, porém, o mas atingido foi carro ocupado pelos servidores da SAP.