compartilhe>

Presos da Penitenciária Danilo Pinheiro (P-1), no bairro Mineirão, escavavam um túnel com que pretendiam fugir. O trabalho teria começado há algumas semanas e a passagem subterrânea que os levaria até o lado de fora das muralhas tinha cerca de 20 metros de extensão. 
A fuga estava planejada para os próximos dias, assim que o túnel fosse concluído. Agentes penitenciários realizaram revista geral na P-1 ontem à tarde. O túnel começava na cela 26, lugar escolhido estrategicamente pois fica perto da muralha. A abertura era escondida por uma placa de concreto, atrás de uma prateleira.
Os presos escavavam com ferramentas improvisadas. A passagem era estreita, entre 40 a 50 centímetros, suficiente para apenas um homem passar por vez. Os agentes encontraram talheres e pratos usados para retirar a terra, que era colocada em pequenos sacos feitos com pedaços de lençóis. 
A terra seria levada de alguma maneira para fora da cela. Parte porém, dentro dos sacos, ficava armazenada nas laterais do túnel. Não havia iluminação nem sistema de ventilação.
Onze presos ocupavam a cela 26, que foi interditada, conforme agentes penitenciários da penitenciária. Eles tiveram que ser transferidos para outras celas. O túnel deverá ser tapado com terra e fechado com concreto. Tentativas de fuga na P-1 não são comuns. A maioria dos presos é vinculada ao Terceiro Comando da Capital (TCC), facção dissidente e rival do Primeiro Comando da Capital (PCC), de maior influência nos presídios paulistas. O presídio fica na área urbana de Sorocaba.
Dois homicídios ocorridos dentro da P-1 nos últimos dias, noticiados pelo jornal Cruzeiro do Sul, forçaram a transferência de presos. Em maio eram cerca de 600 no setor de regime fechado e ontem eram aproximadamente 500. Parte dos presos que chegam à P-1 vindos de outras unidades não seriam vinculados a nenhuma facção, sendo considerados "neutros". (Marcelo Roma)

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp