Leandro Nogueira
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
As duas penitenciárias com construção em atraso na região de Sorocaba agora são prometidas pelo Governo do Estado para serem entregues em 50 dias. A Secretaria Estadual da Administração Penitenciária (SAP) informa que tanto a Penitenciária Feminina de Votorantim como a Penitenciária Masculina de Mairinque estão "com grande parte da obra concluída, devendo ser inauguradas ainda em 2014". A entrega da Penitenciária de Votorantim foi prometida pelo governado Geraldo Alckmin para outubro de 2011 e a previsão para a entrega da Penitenciária de Mairinque era abril de 2013. No último dia 24 de outubro o governador Geraldo Alckmin publicou um decreto que cria a Penitenciária de Mairinque, mas o decreto deixa de prever o início da data de funcionamento.
Segundo a SAP, a construção da Penitenciária Feminina de Votorantim custará R$ 55,5 milhões e a previsão da inauguração ainda neste ano é fornecida pela gerenciadora da obra, a Companhia Paulista de Obras e Serviços - CPOS. A unidade possuirá 718 vagas de regime fechado e 108 de regime semiaberto. Além da área de saúde específica para a mulher ela possuirá um setor destinado à amamentação, já sendo inauguradas com creche, biblioteca, pavilhão de trabalho, além de setores destinados à saúde e visita íntima. O presídio está localizado no quilômetro 105,5 da rodovia Raimundo Antunes Soares, a SP-79, no trecho entre Votorantim a Piedade.
A Penitenciária Masculina de Mairinque está sendo construída na zona rural em um bairro chamado Cristal. Ela terá capacidade para 847 presos em regime fechado e de acordo com a SAP, o valor do contrato para a construção foi de R$ 37,6 milhões. A Penitenciária Masculina de Mairinque está praticamente pronta, segundo constatou o Cruzeiro do Sul nesta semana. Apesar da SAP omitir uma data de inauguração, alguns trabalhadores que pediram para não ser identificados disseram que está tudo pronto, restando um ou outro detalhe e a retirada do canteiro de obras.
A SAP deixou de responder ao Cruzeiro do Sul se existe a intenção de transferir presos de outras unidade prisionais para a Penitenciária de Mairinque, qual é a previsão anual dos custos para a manutenção dessa unidade, se eles já estão em fase de contratação e quem vai dirigir a penitenciária. A resposta da SAP foi que "a nova unidade terá como finalidade atender a demanda da região. Por questão de segurança a Secretaria não informa o total de servidores que trabalham em suas unidades prisionais."