compartilhe>

 

É costume da Polícia Militar divulgar oficialmente um número abaixo do real sobre participantes de atos públicos e passeatas. Esse comportamento, que visa desmerecer as mobilizações, aconteceu também com o ato público da categoria na última sexta-feira. A Polícia Militar informou oficialmente a participação de 250 pessoas no evento, dado que foi publicado em diversos veículos jornalísticos que cobriram o ato.

O site do SIFUSPESP divulgou o número oficial também. No entanto, ontem reunimos todas as listas de presenças dos servidores que vieram do interior em transporte fornecido pelo SIFUSPESP (ônibus e vans): 326 servidores do sistema prisional efetivamente vieram para o ato só nesses veículos. Contabilizando todas as reservas de vaga em veículos, feitas nas regionais, o número seria 418 – o que significa que 92 pessoas desistiram de vir de última hora. A Regional da Baixada foi a que registrou maior número de desistências.

Considerando ainda os servidores que vieram por conta própria, os servidores da capital e Região Metropolitana, e os servidores que se engajaram ao movimento quando estivemos na frente da SAP (primeiro ponto de parada do ato, local onde já tinham servidores esperando a comitiva), o SIFUSPESP conclui que o ato teve a participação de 450 a 500 servidores protestando por melhores salários e condições de trabalho.

“Desde o início, quando vimos o número divulgado pela Polícia Militar, sabíamos que era muito inferior à quantidade de pessoas que estava na manifestação. Não fizemos a contestação oficial antes porque queríamos ter a relação completa dos que vieram do interior, para poder calcular um número mais aproximado de participantes. Com todas as listas assinadas pelos que vieram ao ato nos transportes que disponibilizamos, pudemos calcular um número realista de todos os manifestantes”, esclarece o Secretário Geral do SIFUSPESP João Alfredo de Oliveira.

“Isso porque 92 inscritos faltaram de última hora. O ato foi grandioso, e certamente surtiu efeitos. O governador agora tem certeza de que a categoria está descontente e tem disposição para reivindicar as melhorias necessárias. Todos os principais veículos de comunicação não só divulgaram o ato, como fizeram a cobertura jornalística do evento completo. Isso com cerca de 500 manifestantes. Foi uma amostra. Nos próximos atos que vierem a acontecer, se necessários, temos certeza de que virão muitos outros servidores do sistema”, concluiu João Alfredo.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp