compartilhe>

presidio-franco-da-rocha

 

O SIFUSPESP apurou que o número de fugitivos do Hospital de Custódia de Tratamento Psiquiátrico I "Prof. André Teixeira Lima", em Franco da Rocha, na Grande São Paulo, só não foi maior devido à atuação decisiva de agentes de segurança penitenciária do Centro de Progressão Penitenciária(CPP) do mesmo município, deslocados para conter a rebelião que atingiu a unidade na última segunda-feira, 17/10.

 

No total, 55 detentos conseguiram escapar do HC de Franco da Rocha, mas quatro continuam foragidos. A unidade tem capacidade para 454 presos e conta atualmente com 357.

 

Segundo funcionários ouvidos pelo diretor de formação do SIFUSPESP, Fábio Jabá, que esteve em Franco da Rocha, servidores de folga e funcionários de unidades vizinhas compareceram de livre e espontânea vontade ao HC para ajudara evitar uma fuga ainda maior de presos.

 

Alguns ASPs e AEVPs, inclusive, participaram da recaptura de presos e resgataram outros que deixaram a unidade fugindo do fogo que tomou conta do local devido ao motim.

 

P3 volta a receber presos com transtornos mentais

A Penitenciária III de Franco da Rocha foi o destino de todos os detentos que cumpriam pena no HC. Essa não é a primeira ocasião em que isso ocorre, e a decisão acontece sem que os funcionários lotados na P3 recebam uma gratificação chamada de GEES(Gratificação Especial de Suporte à Saúde), por ter de lidar com os detentos provenientes do hospital.

O SIFUSPESP critica a decisão da SAP, e vai exigir uma resposta rápida quanto à situação do HC, já que não foi informado se a unidade será reconstruída e quanto tempo vai demorar essa obra depois de o hospital ficar totalmente destruído.

 

O sindicato continuará acompanhando os desdobramentos de mais essa rebelião seguida de fuga em massa, a segunda registrada em menos de um mês registrada no sistema prisional paulista.

 

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp