compartilhe>

 

 

Diversas denúncias de corrupção no CDP de Sorocaba estão sendo investigadas pelo GAECO desde o ano passado. As denúncias são graves e envolvem diretores da unidade. Para que a investigação siga sem problemas, e para que a rotina na unidade não seja prejudicada, o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo solicitou formalmente à Secretaria da Administração Penitenciária e à Coordenadoria da Região Central o imediato afastamento de todas as pessoas que estão sendo investigadas pelo GAECO.

Os ofícios para a SAP e para a CRC foram protocolados na terça-feira passada. Neles, o sindicato cita a reportagem especial feita pelo programa Conexão Repórter, do SBT, na semana passada, a qual aponta a existência de uma organização criminosa agindo no CDP, com crimes que envolvem benefícios a presos mediante pagamento dos familiares, extorsão, facilitação para entrada de drogas no CDP. A reportagem também apontou o assédio moral contra funcionários.

O esquema, segundo a reportagem e também conforme o GAECO, seria liderado pelo diretor geral da unidade, Marcio Coutinho. O programa Conexão Repórter mostrou diversas fotos de Coutinho, expostas por ele mesmo em sua rede social, em viagens internacionais e com bens imóveis claramente incompatíveis com o seu salário.

O sindicato entende que as pessoas que estão sendo investigadas por estes crimes precisam ser afastadas da função para que a investigação prossiga sem interferências e também para que os funcionários da unidade possam trabalhar sem receios – afinal, tem pessoas com cargos de comando apontadas como partícipes do esquema. O afastamento não deve ser confundido com condenação prévia, já que as investigações não foram concluídas e as denúncias não foram oficialmente confirmadas.

Veja aqui o programa Conexão Repórter referente às denúncias.

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp