compartilhe>

Hugo Berni renunciou ao cargo de coordenador das Unidades da Prisionais da Região Metropolitana (COREMETRO), após denúncia de enriquecimento ilícito publicada no jornal Folha de São Paulo nesta terça-feira (29/09). O secretario adjunto Luiz Carlos Cartise assumiu, temporariamente, a coordenadoria.

A matéria publicada (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2015/09/1687805-coordenador-de-presidios-acumula-patrimonio-milionario-em-dois-anos.shtml) associa o rápido crescimento da empresa Midas Empreendimentos à entrada de Hugo Berni na empresa, em 2013, enquanto ocupava o cargo de coordenador da COREMETRO e assumia a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), na ausência do titular Lourival Gomes. Em 2 anos, a Midas saiu do zero e acumulou um patrimônio de “mais de R$ 7 milhões, o equivalente a 32 anos de seu salário (de R$ 18 mil mensais)”. A matéria cita duas denúncias contra a empresa Geraldo J. Coan, de fornecimento de alimentos na Pentenciária 2 de Itapetininga e no CDP Belém.
Hugo Berni era responsável por 28 unidades na região metropolitana da capital e por 22,6% do total de presos do estado de São Paulo, onde são concentrados os problemas do sistema prisional.
A região tem a maior superlotação do estado. Na capital, as quatro unidades do complexo Pinheiros têm 5458 presos para 2176, ou seja, 2,5 presos por vaga. Em Guarulhos, são 7452 presos para 2769 vagas (2,7 presos por vaga). A unidade mais superlotada no estado também é da região, o CDP de Santo André, que tem 1822 presos para 534 vagas (3,4 presos por vaga).
O déficit de funcionários é grande na região. Os funcionários reclamam de melhorias na qualidade da água e alimentação que são fornecidos, de excesso de desvio de função, assédio moral. Muitos funcionários residem no interior e estão emprestados na capital, alguns aguardando há 7 anos uma definição na questão da LPT.

Os funcionários estão expostos a agressões por parte dos presos, como a que ocorreu terça (29/09), na Penitenciária Feminina de Santana, cenário também do vídeo divulgado no início do mês com consumo de drogas na unidade (http://www.sifuspesp.org.br/index.php/materia-1/3381-sifuspesp-visita-penitenciaria-feminina-de-santana-para-apoiar-servidores.html).
“O novo coordenador vai enfrentar um desafio muito grande. Esperamos que seja alguém capaz de melhorar as condições de trabalho para os funcionários das unidades da coordenação”, afirma o presidente do SIFUSPESP, João Rinaldo Machado.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp