compartilhe>

Nesta sexta-feira(17), diretores do SIFUSPESP visitaram pela terceira vez a unidade onde aconteceram cinco casos de violência contra policiais penais nos últimos dois meses e avaliaram como “positiva” resposta às demandas do sindicato e dos servidores

 

por Giovanni Giocondo

Os servidores da Penitenciária de Presidente Bernardes receberam nesta sexta-feira(17) uma comitiva de diretores do SIFUSPESP para dialogar sobre o aumento do número de agressões contra policiais penais da unidade. Segundo os funcionários, a diretoria afirmou que os detentos responsáveis pelos ataques serão transferidos da unidade. Nos últimos dois meses, cinco trabalhadores foram atacados por sentenciados.

Foi a terceira vez que os sindicalistas estiveram no estabelecimento penal em apenas dez dias para conversar sobre os recorrentes casos de atentados, que têm aterrorizado os servidores e deixado o sindicato preocupado com a inércia com que a Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) tem lidado com as ocorrências. Participaram da atividade os diretores Apolinário Vieira, Gilberto Antonio da Silva e Edmar Firmo Melo.

Na última segunda-feira(13) a funcionária da subportaria alegou que a diretora adotou um procedimento de blitze das celas, o que impediu a entrada dos diretores e a conversa com os funcionários do plantão que não haviam sido ouvidos durante a primeira visita, em 8 de setembro. Os servidores, no entanto, disseram que não aconteceu nenhuma blitze.

Nesta primeira visita, a diretoria da penitenciária havia recebido o sindicato e prometido a colocação de grades nos guichês das celas visando a reduzir o contato entre os sentenciados e os servidores.

A última agressão ocorreu no feriado do dia 7 de setembro, ocasião em que o preso atingiu o policial penal com um espeto de ferro e o deixou ferido. A diretoria da unidade agora parece estar lidando com a situação de maneira efetiva, já se comprometeu a adotar uma série de medidas a fim de evitar novas ocorrências.

Entre essas ações estão a transferência dos presos responsáveis pelas agressões para outras unidades, entre outras providências voltadas a prevenir novos ataques. Os sindicalistas avaliaram positivamente a reunião, e agora é preciso aguardar que as promessas feitas pela diretoria sejam cumpridas e a segurança volte a imperar na penitenciária.

“Agressão contra servidor é crime, e não pode mais ser tolerada nem na unidade, nem em qualquer outro estabelecimento penal do sistema. O papel do sindicato é vir até o local e dar apoio irrestrito aos funcionários, que estão sob forte pressão psicológica e ameaças constantes à sua segurança no cotidiano do trabalho. Esperamos que a diretoria de Bernardes e a SAP mudem sua postura para que esses casos não mais aconteçam”, reiterou o diretor de Saúde do SIFUSPESP, Apolinário Vieira.

Confira como foi a nova ida a Bernardes no vídeo abaixo:

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp