compartilhe>

Apesar da agressão, servidor não teve ferimentos graves. É o quinto caso de atentado contra trabalhadores da unidade nos últimos dois meses.

 

por Giovanni Giocondo

Usando um espeto feito com um cano e um prego afiado na ponta, um detento atacou um policial penal na manhã desta terça-feira(07), na Penitenciária de Presidente Bernardes.

A agressão aconteceu quando o servidor fazia o procedimento de retirada das algemas dos  detentos de uma cela do pavilhão disciplinar, quando um dos sentenciados partiu para cima com a arma e acertou o peito do trabalhador. Foi o quinto caso de atentado contra trabalhadores da unidade nos últimos dois meses.

Felizmente, o policial penal conseguiu se desvencilhar do ataque, e o ferimento foi apenas superficial. No entanto, a gravidade da agressão enseja a apuração urgente de como o espeto foi confeccionado e chegou ao poder do preso. A marca deixada no corpo do servidor mostra que uma tragédia poderia ter acontecido.

Um  procedimento disciplinar interno foi aberto para apurar a agressão, além de ter sido registrado boletim de ocorrência e a notificação de acidente de trabalho. O preso foi isolado do contato com os demais. A penitenciária tem capacidade para 1.247 sentenciados, mas abriga atualmente uma população de 1.940.

O SIFUSPESP está em contato com o servidor para auxiliá-lo psicologicamente e também oferecer toda a estrutura de seu Departamento Jurídico caso ele precise entrar com ações visando a preservar seus direitos.

O sindicato repudia todo e qualquer atentado contra servidores penitenciários, e já mantém diálogo com a diretoria da unidade, a coordenadoria de unidades prisionais da região oeste do Estado e a Secretaria de Administração Penitenciária para tentar identificar o porquê da frequência de agressões ocorridas em Bernardes.

Além disso, o SIFUSPESP também pedirá que o detento seja transferido para o Regime Disciplinar Diferenciado(RDD), que fica no mesmo município. 




O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp