compartilhe>

Cerca de 200 servidores da segurança pública participaram do evento em que foram aprimoradas técnicas de intervenção durante situações de crise. Nova unidade prisional deve ser inaugurada em 2023

 

por Giovanni Giocondo

Com o objetivo de ampliar a integração das polícias na prevenção de ocorrências violentas dentro de novas unidades prisionais do Estado, cerca de 200 membros do Grupo de Intervenção Rápida(GIR) participaram no último dia 28 de junho, no Centro de Detenção Provisória(CDP) de Santa Cruz da Conceição, de um módulo de treinamento e capacitação tático ao lado do 10o Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar(BAEP).

O estabelecimento penal deve ser inaugurado pela Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) no primeiro semestre de 2023.

Na ação, os policiais penais e militares apresentaram técnicas e promoveram uma troca de experiências sobre algumas das táticas utilizadas em situações de crise, entre elas casos que envolvem tumultos, rebeliões e fugas em unidades prisionais.

Criado a partir do trabalho conjunto de policiais penais de custódia, segurança, vigilância e escolta de presos, o GIR tem sido a principal ferramenta da SAP na contenção de motins e outras ocorrências registradas dentro do sistema prisional paulista.

Notadamente, o grupo também tem se destacado pela apreensão de drogas, celulares, armas e outros objetos ilícitos em blitzes realizadas nas celas das unidades, em conjunto com os servidores dessas penitenciárias e CDPs.

Em virtude do sucesso da equipe, muitos de seus membros integram, desde 2017, a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária(FTIP), montada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para atuar pontualmente em prisões de Roraima, Pará, Maranhão, Amazonas e outros Estados da federação cujas penitenciárias foram alvo de violentos episódios de massacres entre presos, agressões contra servidores e rebeliões. 



O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp