compartilhe>

Organizada pelo Fórum Penitenciário Permanente, que une o SIFUSPESP, o Sindcop e o SINDASP, reunião terá caráter deliberativo sobre próximas ações de policiais penais e demais servidores do sistema prisional, que enfrentam perdas de mais de 50% com a inflação desde o último aumento real dos vencimentos, em 2014. Antes do encontro, marcado para às 19h no auditório Dom Pedro I, sindicatos vão dialogar com deputados para que PEC da Polícia Penal entre na ordem do dia de votação pelo plenário da Casa

 

por Redação Fórum Penitenciário Permanente

Policiais penais e demais servidores do sistema prisional farão na próxima quarta-feira(10),  a primeira assembleia da Campanha Salarial de 2022. A reunião acontecerá no Auditório Dom Pedro I, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp), a partir das 19h.

Organizada pelo Fórum Penitenciário Permanente - grupo formado por SIFUSPESP, Sindcop e SINDASP, o encontro vai deliberar as próximas ações da categoria, visando a obtenção de um reajuste digno que cubra as perdas inflacionárias dos últimos sete anos; melhores condições de trabalho para todos e pelo fim do déficit funcional, que tanto tem deteriorado a qualidade de vida dos servidores do setor, levando ao adoecimento físico e psíquico de um grande número de funcionários.

De acordo com dados atualizados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), até setembro deste ano, a defasagem dos salários pagos aos policiais penais desde o último aumento real, em julho de 2014, é de 51,36%. Nesse intervalo de tempo, os servidores obtiveram dois reajustes concedidos pelo governo de São Paulo, um de 3,5%, em 2018, e um de 5%, em 2020, que pouco tiveram de significativo na elevação dos vencimentos da categoria.

Antes do início da assembleia, os sindicatos contam com a presença dos servidores para que a partir das 16h possam percorrer os gabinetes dos deputados estaduais para dialogar sobre a Proposta de Emenda Constitucional(PEC) da Polícia Penal, que tramita pela Casa. Já aprovado em todas as comissões internas da Alesp, o texto precisa entrar na ordem do dia de votação pelo plenário, e para isso depende do apoio do Colégio de Líderes, que reúne parlamentares de todos os partidos.

 

Como participar da assembleia

A demanda por melhores salários e as demais pautas da Campanha Salarial 2022 serão debatidas ao longo da assembleia, da qual poderão participar todos os servidores dos quadros da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP).

Caso não possa comparecer presencialmente à reunião, o trabalhador poderá enviar para este e-mail sugestões de itens que entrarão para a lista de reivindicações que serão entregues à SAP, ao Poder Executivo e aos deputados estaduais paulistas. 

 

Manifestações ao lado das demais forças de segurança deram o tom das críticas ao governo estadual

Nos dias 19 e 27 de outubro, o Fórum Penitenciário Permanente já havia dado início à Campanha Salarial ao participar ativamente de duas manifestações organizadas pelos sindicatos de servidores penitenciários, de policiais civis, técnico-científicos e por associações de policiais militares nas ruas da cidade de São Paulo.

Os servidores da segurança pública criticam duramente a gestão de João Doria(PSDB) por manter achatados os salários dessas categorias, enquanto a principal promessa do atual governador, em 2018, foi a de tornar as forças policiais as mais bem pagas do país.

Nos protestos recentes, os trabalhadores usaram a sigla do partido de Doria para lembrar que no Estado segue vigente há 26 anos o Pior Salário do Brasil. Também foram alvo dos atos a falta de uma política pública efetiva de cuidado com a saúde dos profissionais de segurança e a criação de melhor estrutura de atendimento para as polícias junto à população.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp