compartilhe>

Operação “Cella”  terminou com indiciamento de 15 suspeitos de integrar facção para prática de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e outros delitos em todo o Estado


por Giovanni Giocondo

Deflagrada nesta quinta-feira(22) pela Polícia Civil em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária(SAP), a Operação “Cella”  terminou com o indiciamento de 15 pessoas acusadas de integrar uma facção criminosa em São Paulo. 

Parte dos envolvidos são detentos que cumprem pena em unidades prisionais do Estado, onde aconteceram buscas administrativas coordenadas pelo Grupo de Intervenção Rápida(GIR). Policiais penais desses estabelecimentos fizeram as blitzes nas celas, e os que atuam no setor de inteligência da SAP auxiliaram na análise das provas.

O presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, elogiou a operação ao mencionar que o sistema prisional é atualmente fonte riquíssima de informações sobre a prática de crimes por parte dos sentenciados e de outros indivíduos que não estão presos. “Essas informações são fornecidas a todas as instituições policiais, à Justiça e às demais autoridades de Estado e colaboram muito para coibir novos delitos”, esclarece.

 

Tráfico de drogas e lavagem de dinheiro na mira da investigação 

De acordo com as investigações da Operação “Cella”, os alvos da ação de hoje teriam participação direta em crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e até mesmo influenciavam na cooptação de novos membros para a organização.

Os presos acusados de participar dos delitos também estariam descumprindo regras disciplinares das penitenciárias com o objetivo de manter contato externo com indivíduos responsáveis por cumprir suas ordens nas ruas.

Os mandados de busca e apreensão aconteceram nas cidades de Presidente Prudente, Osvaldo Cruz, Santo Antônio de Posse, Ribeirão Pires, São Paulo, São Vicente, Mauá, Presidente Bernardes, Presidente Venceslau, Mirandópolis, Pacaembu, Valparaíso, Dracena e Assis.

A operação desta quinta-feira é uma continuidade da Operação “Perfídia”, deflagrada em junho de 2020 pela Delegacia de Investigação Sobre Entorpecente(Dise) da Polícia Civil, que na ocasião terminou com a prisão de 30 pessoas.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp