compartilhe>

Trabalhadores dedicados e responsáveis pela preservação de milhares de vidas durante a pandemia do coronavírus e desde tempos imemoráveis, eles são peça fundamental no sistema penitenciário, e celebram seu dia neste 12 de maio

 

por Giovanni Giocondo

Foi talvez no meio da turbilhão causado pela trágica pandemia do coronavírus pelo Brasil, quando o desespero bateu à porta de milhões de pessoas, sem distinção de classe ou etnia, e que assistiam impassíveis a seus familiares perecendo em virtude da doença, que os nomes, funções e papel indispensável desses profissionais ao bem estar da saúde de toda a população apareceram à tona.

Peças essenciais no funcionamento do sistema prisional e de muitos outros espaços   onde seu cuidado, dedicação e conhecimento técnico e científico salvam vidas todos os dias, sempre na linha de frente da proteção da saúde pública, os enfermeiros e enfermeiras são homenageados pelo SIFUSPESP nesta quinta-feira, 12 de maio.

Neste dia, se preserva a história de Florence Nightingale, britânica considerada a mãe da enfermagem moderna, e de Ana Néri, que se alistou nas fileiras do Exército brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial.

Dentro das unidades prisionais, são estas as pessoas que vão prestar o primeiro atendimento aos sentenciados, efetuar vacinações, medicações e encaminhar casos mais graves a atendimentos externos, evitando a proliferação de doenças entre a população prisional e os servidores, mantendo a rotina do sistema inalterada e garantindo o acesso dos presos a direitos previstos em lei.

No último dia 4 de maio, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que define um piso salarial nacional aos profissionais de enfermagem. A proposta agora depende de uma mudança constitucional, que o SIFUSPESP, enquanto representante dos servidores do sistema prisional responsáveis pelo setor de saúde, defende que seja aprovada com celeridade e permita a valorização que todos esses heróis merecem.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp