compartilhe>

Diretor de Saúde do sindicato, Apolinário Vieira, denunciou descaso do governo do Estado com saúde do funcionalismo e também citou superlotação das unidades prisionais como problema crônico do sistema, que leva a queda na qualidade de vida dos trabalhadores, solicitando apoio a pautas como a regulamentação da Polícia Penal e a nomeação dos aprovados nos concursos públicos da SAP, entre outras pautas de interesse da categoria penitenciária. Evento organizado pela deputada Professora Bebel(PT) na Alesp definiu comissão de entidades que vai organizar mobilização

 

por Giovanni Giocondo

Com críticas pesadas à atuação do governo de São Paulo na gestão dos serviços públicos e na precarização do trabalho dos funcionários de todas as secretarias e autarquias, a Frente Parlamentar em Defesa do Funcionalismo da Ativa e Aposentados promoveu nesta quarta-feira(04) uma audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp). O evento contou com a participação de diretores do SIFUSPESP.

O debate, coordenado pela deputada Professora Bebel(PT), que é também presidenta do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo(APEOESP), teve como uma de suas principais pautas a construção de estratégias visando a suspender o confisco das aposentadorias dos servidores, autorizada mediante decreto do ex-governador João Doria(PSDB) desde junho de 2020.

Entre as propostas definidas durante a audiência, está a criação de uma comissão formada pelas entidades representativas do funcionalismo público, que será responsável por organizar, entre outras mobilizações, a luta pela aprovação do Projeto de Decreto Legislativo(PDL) 22/2020, de autoria de Carlos Giannazi(PSOL), que susta os efeitos da retirada de valores dos proventos de aposentados e pensionistas, com índice variável entre 11% e 16%.

Presente ao debate, realizado no Auditório Teotônio Vilela, o diretor de Saúde do SIFUSPESP, Apolinário Vieira, concentrou seu pronunciamento nos relatos sobre a queda na qualidade do atendimento dos usuários do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual(IAMSPE), em todas as regiões do Estado. Também participou do evento o diretor do sindicato, Alancarlo Fernet.

Em fala reverberada pelo conjunto do funcionalismo presente, o sindicalista afirmou que o IAMSPE está sendo abandonado pelo governo do Estado, com registro de atraso na marcação de consultas e cirurgias, além da falta de médicos, hospitais, clínicas e laboratórios credenciados pelo instituto, o que exige dos trabalhadores penitenciários grandes deslocamentos para serem submetidos aos procedimentos.

“O PSDB quer sucatear cada vez mais o instituto para repetir a velha fórmula de deixar um serviço público ruim para, em seguida, privatizá-lo. Mas nós não permitiremos que isso aconteça, porque estamos aqui unidos e demonstrando que o IAMSPE é nosso. Temos força para barrar o avanço dessas pretensões que já vinham com o ex-governador Doria, e que continuam com a gestão Rodrigo Garcia, desde que lutemos por isso”, verbalizou.

Apolinário Vieira também citou o exemplo da superlotação da unidade prisional onde atua para demonstrar os danos que esse ambiente insalubre causa à qualidade de vida dos servidores, e que quando eles mais precisam do IAMSPE, não conseguem atendimento apesar de pagarem mensalmente com parte de seus salários para manter a sustentabilidade do plano de saúde.

O Diretor de Saúde do sindicato também agradeceu ao apoio incondicional da deputada Professora Bebel - inclusive com o fornecimento de alimentação - ao acampamento montado pelo Fórum Penitenciário Permanente ao lado da Alesp.

A mobilização do SIFUSPESP, do SINDCOP e do SINDASP busca conscientizar os parlamentares e o Poder Executivo da necessidade de regulamentação da Polícia Penal, do pagamento do bônus penitenciário e da nomeação dos aprovados nos concursos públicos da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) para o provimento de cargos de agente de escolta e vigilância penitenciária(AEVP) de 2014, e das áreas técnicas e de saúde, de 2018, entre outros itens reivindicados pela categoria.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp