compartilhe>

               

Pedido de 1300 ASPS já se encontra na Secretaria de Planejamento e Gestão, governo Dória segue ignorando o déficit de AEVPs e Área meio.

 

Em live nesta segunda-feira, 21, o presidente do SIFUSPESP Fábio Jabá informou que existe um pedido de 1300 ASPs na Coordenadoria de Gestão da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo.

Tal pedido ainda precisa ser aprovado pelo governador.

Diferentemente da chamada de 1034 ASPs que ocorreu em novembro de 2021 este pedido de 1300 aprovados ainda não foi assinado.

A perspectiva é que a chamada aconteça até o encerramento do curso de formação dos convocados em novembro ,que termina em março próximo.

Jabá esclareceu que o atual déficit de funcionários na SAP em todas as áreas é imenso e que mesmo que todos os concursos fossem chamados de imediato não eliminaria o déficit.

Em relação ao concurso de AEVP 2014 e Área Meio 2018, Jabá ressaltou que não há nenhum pedido de contratação e citou as recentes declarações do secretário da SAP Cel. Restivo e do Governador João Agripino Dória de que as teleconferências eliminam a necessidade de escoltas.

O Sindicato sabe que não existe nada mais longe da realidade do que estas afirmações do secretário e do governador, “o serviço dos AEVPs não é só fórum” lembrou Jabá convocando os concursados e a categoria para as mobilizações que serão realizadas a partir de março pela regulamentação da Polícia Penal, contratação de todos os aprovados nos concursos, valorização salarial e pela aprovação do PDL 22.

É importante frisar que o sindicato tem recebido inúmeras denúncias de AEVPs forçados a trabalhar além do horário, sem intervalos mínimos de descanso e várias outras violações dos procedimentos operacionais padronizados.

Além disso, são inúmeros os problemas provocados pela não contratação do concurso Área Meio 2018 desde a sobrecarga de trabalho sobre psicólogas e assistentes sociais até os desvios de função ocasionados pela falta de pessoal administrativo.

Entender o problema para melhor combatê-lo

É importante que a categoria e todos os concursados entendam o que ocorre com a SAP sob o governo João Dória, a intenção do governo era de sucatear e privatizar o Sistema Prisional paulista.

Somente quando a privatização se tornou inviável devido à luta travada pelo SIFUSPESP e pelo Fórum Prisional Permanente junto com diversas entidades da sociedade civil é que o governo se viu forçado a contratar pois o colapso total do sistema era iminente.

As contratação que foram feitas e estão em análise são apenas para evitar que o sistema penitenciário se transforme em um pesadelo para a campanha do PSDB a nível estadual e federal, afinal a população paulista se lembra bem dos ataques de 2006.

Mas a intenção do PSDB de privatizar os presídios não deve ser esquecida, a contratação ilegal de temporários para funções de assistente social e psicólogo (enquanto protelam a chamada dos aprovados no concurso) e a insistência na privatização das unidades de Gália mostra que este ainda é o desejo do governo.

Por isso a mobilização pela regulamentação da Polícia Penal é estratégica, pois forçará o governo a desistir desta ilegalidade e trará a discussão sobre estruturação do sistema penitenciário para o centro do debate.

A redução do déficit, implementação dos pólos de escolta, reaparelhamento administrativo e a criação de condições para o adequado atendimento psicossocial dos reeducandos só será implementada se o governo desistir das privatizações e a regulamentação da Policia Penal é chave para isso.

Por isso afirmamos que esta é uma luta que une os concursados e todos os funcionários da ativa.

Fiquem atentos a nosso site e redes sociais pois garantir nossos direitos dependerá de nossa mobilização.

Confira abaixo a Live do Presidente do SIFUSPESP Fábio Jabá.



O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp