compartilhe>

Apesar do quadro preocupante com relação à doença, os seis detentos testados para a COVID-19 não foram diagnosticados com o coronavírus. SAP suspendeu visitas presenciais no último final de semana em 12 unidades onde ocorreram surtos da influenza. Por enquanto, nenhum trabalhador foi contaminado 


por Giovanni Giocondo

A direção da Penitenciária de Presidente Prudente decidiu isolar 45 detentos do convívio com os demais após eles apresentarem sintomas do vírus da gripe(H3N2) ou influenza.

De acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP), seis desses sentenciados foram testados para a COVID-19 e o resultado do exame foi negativo. Nenhum trabalhador da unidade foi contaminado.

Na Penitenciária de Presidente Prudente, a superlotação é um dos fatores que colabora com a proliferação de doenças respiratórias. No regime fechado, cumprem pena 1.083 detentos, diante de uma capacidade para apenas 696.

Em razão de outros surtos de gripe, diversas unidades do interior do Estado tiveram as visitas suspensas no último final de semana, mas apenas nos pavilhões onde foram constatados os sintomas da doença entre a população carcerária.

São elas as Penitenciárias de Avanhandava, Capela do Alto, Riolândia e Lucélia; as Penitenciárias I e II de Serra Azul e a Penitenciária II de Pirajuí; o Centro de Progressão Penitenciária(CPP) de Porto Feliz; os Centros de Detenção Provisória(CDPs) de Limeira, Americana e Riolândia, e o Centro de Ressocialização(CR) de Avaré.

 

Preocupação aumenta devido a crescimento do número de casos de ambas as doenças em todo o país

A contaminação pelo coronavírus e também pelo vírus H3N2, a influenza - ou gripe comum - voltou a ser causa de preocupação dentro do sistema penitenciário devido ao aumento no número de casos de ambos fora dos muros.

Nas últimas 24 horas fechadas neste domingo(09), foram confirmados 23.504 novos casos de COVID-19 no país, alcançando média móvel de 33.146 nos últimos sete dias, a maior desde 23 de setembro do ano passado. Os dados são do consórcio de veículos de imprensa.

O surto de casos de gripe também tem provocado temor por parte das autoridades sanitárias brasileiras, que recomendam a vacinação contra a gripe, já disponível no programa nacional de imunização, para prevenir o contágio pela H3N2.

O SIFUSPESP orienta os servidores do sistema prisional a notificarem o sindicato sempre que identificarem casos de influenza confirmados nas unidades onde trabalham.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp