compartilhe>

Data celebrada nesta terça-feira, 9 de novembro, é marcada pela evolução das reivindicações do sindicato em favor das conquistas dos trabalhadores do sistema prisional, enquanto dispõe de variedade de serviços e atendimentos permanentes voltados à melhoria dos salários, da saúde, da qualidade de vida e do bem estar de seus associados

 

por Giovanni Giocondo

Luta incansável pela defesa dos direitos dos servidores penitenciários em todas as esferas, atenção constante sobre as demandas reprimidas desses trabalhadores e o oferecimento de serviços indispensáveis às melhorias salariais, de condições de trabalho, ao bem estar, à dignidade e à qualidade de vida dessas pessoas.

É com essa missão, sempre em constante aperfeiçoamento e evolução, que o SIFUSPESP comemora seus 40 anos de história nesta terça-feira, 9 de novembro.

Essa caminhada começou em 1981, quando um grupo de companheiros de trabalho de diferentes unidades prisionais do Estado resolveu se unir para formar uma associação responsável por representar os interesses da categoria. Deu certo, não sem diversas dificuldades que se materializaram ao longo do tempo, mas que fizeram com que o SIFUSPESP se tornasse o maior sindicato do sistema prisional do país.

Uma entidade que nessas quatro décadas aprimorou seus serviços, ampliou o leque de atendimento a seus associados, além de saber se adaptar a crises e contorná-las, sobretudo em momentos em que os sindicatos eram atacados por estarem à frente de batalhas em favor dos trabalhadores, bem como durante a pandemia do coronavírus.

Algumas das maiores ameaças surgiram a partir das reformas aprovadas pelo Legislativo e a mando dos governos federal e estadual - a Trabalhista, em 2017, a da Previdência, em 2019 e em 2020; e a Administrativa, em 2021. De ameaças, elas se tornaram realidade na prática quando da aprovação dos projetos que feriram de morte os direitos de toda a categoria, já tão massacrada por sua invisibilidade diante do país.

Esse período coincidiu com a eleição da chapa “Mudar para Lutar”, que assumiu a diretoria do SIFUSPESP em abril de 2017 e foi reeleita no ano passado para um novo mandato, válido até 2025.

Uma vez dentro da entidade, não foram poucas as tempestades que a nova gestão teve de enfrentar internamente enquanto as medidas de austeridade explodiam do lado de fora. Mas com muito trabalho, dedicação e competência, aos poucos a situação financeira foi sendo sanada, os reparos administrativos concluídos, e a aproximação entre os departamentos Jurídico, de Convênios e a Imprensa com a diretoria, tornando-se concretos.

Hoje, ao completar 40 anos de história, o sindicato tem orgulho de ser robusto e resistente para cuidar dos seus associados e de seus funcionários com a maior variedade possível de serviços oferecidos, de estar à frente das lutas unificadas com outros sindicatos de servidores e de outros trabalhadores nas ruas e onde as decisões políticas são tomadas, abrindo canais de dentro dos tribunais, do Executivo e do Legislativo.

Esse orgulho também tem como símbolo uma nova era de conexões do SIFUSPESP com a mídia, calcada na amplitude do alcance das ações do sindicato nas redes sociais e veículos tradicionais, onde fica em evidência a interatividade que a entidade possui com seus trabalhadores, a força que demonstra para defendê-los de ataques a seus direitos e o diálogo que promove com a base para ouvi-los, tirá-los da invisibilidade e trazer seus reclames ao conhecimento da população e dos poderes instituídos.

Que venham mais 40 anos de lutas e de história, sempre com os servidores no protagonismo e com a diretoria atenta às suas reivindicações e bandeiras!

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp