compartilhe>

Durante encontro nesta segunda-feira(31), representantes do sindicato pediram apoio do deputado por resolução  para convênios entre hospitais, laboratórios e clínicas em todo o Estado, além de reivindicar participação deliberativa da CCM nas decisões sobre instituto que cuida da saúde do servidor

 

por Giovanni Giocondo

Em reunião realizada nesta segunda-feira(31), o diretor de Saúde do Trabalhador do SIFUSPESP, Apolinário Vieira, e o secretário-geral do sindicato, Gilberto Antonio da Silva, estiveram com o deputado estadual Mauro Bragato(PSDB) para tratar das demandas dos trabalhadores por melhorias urgentes na celebração de convênios e renovação de contratos do Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual (IAMSPE).

Os sindicalistas cobraram providências em relação ao Iamspe, pois várias cidades do interior do estado estão sem atendimentos, ou há dificuldades em relação a novos convênios com hospitais santas casas e até mesmo para manter os já existentes, além de atrasos para realização de exames, com espera que dura por meses.

O encontro, que aconteceu no escritório do parlamentar em Presidente Prudente, no interior do Estado foi importante para apresentar a lista elaborada pelos membros do sindicato sobre os municípios e regiões paulistas onde os funcionários públicos têm sofrido para conseguir atendimento médico ambulatorial, consultas e cirurgias eletivas, exames de imagem e outros procedimentos envolvendo hospitais, laboratórios e clínicas.

Presidente Prudente, aliás, enfrenta um dos cenários mais incertos no que tange à celebração de contratos entre o Estado e os locais de prestação de serviços em saúde, já que a Santa Casa da cidade ainda não renovou o convênio com o IAMSPE, enquanto os muitos servidores e seus dependentes que vivem na região - notadamente trabalhadores penitenciários - ficaram sem acesso a uma série de atendimentos básicos.

Por isso, os dirigentes pediram atenção especial quanto à manutenção do contrato com a Santa Casa de Presidente Prudente, que atende várias cidades da região, e o deputado salientou que o contrato sairá nos próximos dias porque está em tratativa para assinatura entre o IAMSPE e a Santa Casa do município.

Para atendimento no município, o sindicato também solicita a construção de um ambulatório para atendimento de procedimentos de baixa complexidade que seja exclusivo aos servidores estaduais, aos moldes de uma unidade básica de saúde (UBS) do Sistema Único de Saúde(SUS), e que com o tempo se transforme num hospital do servidor. 

Ainda durante a reunião com Bragato, os representantes do SIFUSPESP voltaram a pressionar para que entrasse em vigor uma antiga reivindicação da Comissão Consultiva Mista (CCM) do IAMSPE, que requer do governo estadual uma contrapartida financeira equivalente aos 3% retirados todos os meses da folha salarial dos servidores para custear os serviços, além de participação deliberativa nas tomadas de decisão por parte do instituto - sobretudo para decidir como e em que setores serão investidos os recursos.

“Hoje muito se exige do servidor público. Só existem cobranças, metas e novos desafios, porém não se vê a relevância que nós servidores públicos temos para a população em geral. É preciso investir nos servidores com melhoria de condições de trabalho, salários e principalmente na saúde do servidor porque hoje a maioria está doente e necessita de um cuidado especial. O Sifuspesp sempre esta à frente dessa bandeira pela saúde do servidor, e estará lutando e cobrando das autoridades necessárias porque o Iamspe é nosso”, finaliza Vieira.

Confira o vídeo do diálogo entre os dirigentes e o deputado estadual:

Alterado em 02/06/2020, às 19h32, para acréscimo de informações.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp