compartilhe>

Um preso de regime semiaberto foi detido na manhã deste sábado (29) em Ourinhos após ser pego fumando maconha e agredir um Policial Penal. O preso, que não teve a identidade revelada, estava trabalhando quando foi flagrado pelo Policial Penal. Ao ser chamado a atenção, ele partiu para cima do Policial com violência. O Policial foi socorrido e não sofreu ferimentos graves.

O preso foi detido e conduzido ao Centro de Polícia Judiciária (CPJ) de Ourinhos, onde foi autuado por lesão corporal.Devido a violação o preso deve ser transferido para o regime fechado tradicional, visto que no modelo dos CRs presupõe o cumprimento de todas as diretrizes em troca de um regime mais brando.

O Centro de Reintegração (CR) é uma unidade prisional que mantém a proposta de humanização da pena e aposta em quatro pilares fundamentais como forma de reinserção do indivíduo preso: família, trabalho, religião e estudo. O objetivo do CR é proporcionar aos presos condições para que eles possam se reabilitar e voltar à sociedade como cidadãos produtivos.

O caso ocorrido neste sábado mostra que ainda há desafios a serem superados no sistema prisional . É preciso fortalecer as políticas de ressocialização dos presos e garantir que eles recebam o atendimento necessário para se reabilitarem e voltarem à sociedade de forma digna, porém a triagem adequada e a separação de indivíduos que apresentem riscos a sociedade e a disciplina do sistema, também é fundamental, visto que esses elementos atrapalham o processo de ressocialização daqueles que realmente querem se reintegrar a sociedade e expõe a riscos os Policiais Penais.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp