compartilhe>

Data é comemorada em todo o Brasil neste 24 de janeiro, centenário da criação do INSS, e deve ser marcada pela luta sindical em defesa dos homens e mulheres que dedicaram suas vidas à prestação de serviços à população

 

por Giovanni Giocondo

O 24 de janeiro é uma data extremamente especial em todo o Brasil, pois marca a comemoração do Dia dos Aposentados. É hoje também que o Instituto Nacional de Seguridade Social(INSS) faz 100 anos desde sua criação.

Trabalhadores incansáveis em todos os setores da economia do país, estes homens e mulheres devem receber esta homenagem sobretudo pela imensa dedicação que tiveram em prestar serviços à sociedade ao longo de décadas de esforço.

Dentro do funcionalismo público, a força e dignidade sempre foram destaques nas trajetórias dessas pessoas, muitas das quais passaram a maior parte de suas vidas mergulhadas na missão de fornecer o melhor atendimento possível à população que mais precisa de segurança, educação, saúde e Justiça, entre muitas outras frentes de atuação.

Especificamente no sistema prisional, existe uma massa de servidores que caminhou com honra para proteger o país da criminalidade e garantir a ressocialização dos presos. Muitos, mesmo já em condições de se aposentar, permanecem trabalhando para garantir seu sustento e o de suas famílias, em razão, muitas vezes, de terem dificuldades para acessar direitos que deveriam lhes ser fornecidos permanentemente pelo Estado.

Os diversos ataques que estes profissionais e também os pensionistas que de seus proventos dependem receberam de forma contundente ao longo dos últimos anos - principalmente em virtude da aprovação das famigeradas reformas da Previdência, tanto na esfera federal quanto em São Paulo - levaram boa parte deles ao desespero e a uma perda da qualidade de vida no momento mais crítico possível de suas existências.

É com base na representatividade que tem destes servidores, alguns dos quais seguem cerrando fileiras ao lado dos trabalhadores da ativa, que o SIFUSPESP presta esta singela homenagem, recordando que somente com a luta de todos e todas os aposentados e aposentadas é que conseguirá manter seus direitos intactos e reivindicar para que mais benefícios sejam concedidos em um futuro próximo.

Este, portanto, não deve ser um momento de lamentação pelas perdas, mas de honra à memória daqueles que tombaram vítimas do descaso estatal, com incentivo para que os que ainda estão na ativa sigam na mesma toada dos antigos, conscientes de que a união é a forma mais efetiva de conquista.

Feliz Dia dos Aposentados!



O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp