compartilhe>

Medalha de prata é motivo de orgulho para Ismael Pereira São José, campeão estadual no ano passado, e que atua como AEVP desde 2022, em São Paulo

 

por Giovanni Giocondo

O policial penal Ismael Pereira São José conquistou a medalha de prata na Taça Internacional São Paulo de Jiu-Jitsu, realizada no último final de semana. A segunda colocação entre os faixas azuis premia uma gigantesca dedicação por parte do servidor, que já foi campeão paulista da categoria Master 2 no ano passado, entre os atletas que têm até 88,3 kg e são da faixa branca. Os torneios foram organizados pela Federação Paulista de Jiu-Jitsu.

Aos 36 anos, ele atua desde setembro do ano passado no sistema prisional paulista, lotado como agente de escolta e vigilância penitenciária(AEVP) na Penitenciária Feminina de Santana, em São Paulo. Ismael é oriundo do concurso público de 2014, que finalmente retomou a nomeação de novos policiais penais em 2022.

Atleta da Academia Checkmat Jiu-Jitsu, de Itapetininga, município do interior de São Paulo de onde é natural e onde começou no esporte, em 2020, o policial penal sente-se orgulhoso pelas conquistas, e considera extremamente importante ter uma atividade física como parte de sua preparação para melhorar seu desempenho como profissional dentro do sistema.

“O exercício, sobretudo a arte marcial ou a luta, são muito importantes para nós servidores da segurança porque nos ajudam a ter a técnica para lidar com eventuais contatos que tenhamos com o preso, em caso de você sofrer algum tipo de violência, bem como auxiliam na concentração do dia a dia, evitando que sejamos surpreendidos”, explica Ismael Pereira.

Na visão do policial penal, por outro lado, o jiu-jitsu colabora para controlar e equilibrar a mente, fornecendo apoio para a saúde mental, e também fornece ganhos físicos para quem o pratica, sobretudo no que se refere ao bem estar, à disposição e em dotar o organismo para que fique preparado em relação a eventuais situações em que seja preciso exigir esforço e transpiração nas suas atividades cotidianas de trabalho.

Entre os próximos desafios de sua carreira, Ismael elege o treinamento para o Circuito Paulista de Jiu-Jitsu como seu foco para 2023. O campeonato será dividido em quatro etapas, com a primeira começando entre 25 e 26 de março, em Barueri, e também o campeonato brasileiro, ainda sem data definida para acontecer.

O policial penal também busca patrocínio para conseguir custear as inscrições nos torneios e se dedicar cada vez mais ao esporte que tantos benefícios têm lhe trazido tanto na sua vida funcional, quanto na sua qualidade de vida fora do sistema.

Ismael Pereira no alto do pódio do Campeonato Paulista de Jiu-Jitsu de 2022

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp