compartilhe>

Presidente do sindicato, Fábio Jabá, acredita que SAP deve dar mais suporte à segurança de unidades prisionais de ressocialização 

 

por Giovanni Giocondo

Diretores do SIFUSPESP estiveram nesta terça-feira(25) no Centro de Ressocialização Feminino(CRF) de São José do Rio Preto, no interior paulista, onde foi registrada a fuga de cinco presas na última sexta-feira(21). Na ocasião, duas policiais penais foram feridas, enquanto uma delas permaneceu como refém. As sentenciadas continuam foragidas e há suspeita de que podem ter recebido auxílio logístico de pessoas do lado de fora dos muros.

O presidente do sindicato, Fábio Jabá, e seu secretário-geral, Gilberto Antonio da Silva, e o diretor de base Edmar Firmo Neto estiveram na unidade para prestar apoio às servidoras e oferecer a estrutura do SIFUSPESP para o pleno atendimento psicológico e jurídico necessário em razão da ocorrência, considerada muito grave.

Foi a primeira fuga registrada no CRF de Rio Preto em oito anos. O estabelecimento penal, considerado de segurança mais leve em razão de as presas estarem próximas de alcançar a liberdade e, ao menos em tese, correrem o risco de regredirem para o regime fechado, tem uma capacidade para 204 sentenciadas, mas recebe atualmente apenas 174.

Para o presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, a Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) deveria utilizar o episódio como exemplo para reforço na segurança dos Centros de Ressocialização.

“Em virtude de não possuírem uma vigilância tão ampla, essas unidades podem vir a se tornar alvos de ações semelhantes às de sexta-feira. Com o objetivo de evitar que os criminosos foquem seus esforços nesses estabelecimentos penais, a secretaria deveria reforçar a segurança, colocando policiais penais armados nas muralhas, para evitar fugas, e prevenindo outros eventuais delitos a partir da fiscalização mais frequente das celas, encontrando objetos que acabam se tornando armas e vitimando nossas guerreiras”, ressaltou Jabá.

Assista a mais detalhes sobre o trabalho da diretoria do SIFUSPESP no vídeo abaixo:

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp