Por Paulo Francis. Jr da AVL e colunista semanal do jornal Integração

 

Um dos mais grotescos acidentes de avião da história da Humanidade aconteceu no dia 23 de março de 1994. A queda ocasionou a morte de todos os seus passageiros, ou seja, 75 pessoas. O voo Aeroflot 593 era uma linha aérea da companhia russa Aeroflot, ligando Moscou a Hong Kong. "Com 10 horas de duração, o Airbus A-310-300 sobrevoava o sul da Sibéria quando subitamente mergulharia rumo ao solo, onde atingiria um morro de 600 m, a 20 km a leste da cidade de Mejdurechensk.

As autoridades russas suspeitaram inicialmente de atentado terrorista e/ou despressurização da cabine, pois nenhuma comunicação de anormalidade fora feita pela tripulação até à sua abrupta queda. Segundo dados de manutenção, o Airbus A-310 estava com sua manutenção em dia e era pilotado por duas tripulações experientes."

Atenção: "A análise dos dados das caixas-pretas revelou a causa do acidente. Durante aquela viagem, o comandante Yaroslav Kudrinsky levou seus filhos Yana e Eldar a bordo. Em um trecho do voo no qual o Airbus voava sob o comando do piloto automático, o comandante conduziu seus filhos até a cabine e os convidou a sentar em sua poltrona. Depois disso, ele os incentivou a movimentar o manche da aeronave. Yana simulou uma curva com a aeronave (previamente programada pelo comandante através do piloto automático), e, depois disso, Eldar, de 15 anos, realizou a mesma manobra. No entanto, Eldar exerceu uma força suficiente no manche para desconectar parcialmente o piloto automático. Sem perceber isso, a tripulação continuou o voo sob o comando parcial do piloto automático, que havia tornado manual o controle do aparelho. A descoberta dos corpos dos filhos do comandante nos destroços da cabine confirmou as informações transcritas das caixas-pretas."

A narrativa que você leu até aqui, foi transcrita da Wikipédia, a maior fonte de informação independente da internet. De certa maneira, metaforicamente, é uma visualização clara do que vemos no Brasil. De uns tempos para cá, a cabine do Brasil foi invadida por moleques que não tinham e não tem condições de pilotar absolutamente nada. Colocamos qualquer um para dirigir essa aeronave gigante. Veja a questão dos cargos de confiança!

O país está em queda livre e a maioria dos passageiros acredita que há alguém na direção. Não ignoro que o Brasil esteja entre as nações mais prósperas da terra. No entanto, fico extremamente chocado quando olho na relação das grandes riquezas do mundo, um país como a Indonésia. O seu território, que formado por mais de 17 mil ilhas, não tem 2 milhões de quilômetros quadrados, com uma população de pouco mais de 237 milhões de pessoas. O Brasil, com mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados disponíveis, produz muito menos. Então, a pergunta é: que tanto de riqueza estamos produzindo e pra quem? É para o benefício do povo?

Vivemos uma turbulência sem precedentes na história. A prisão de ex-governantes e governantes talvez nos ajude a desvendar o que tem por trás da economia, que ao meu ver sempre foi manipulada. A grande tragédia é ver Brasília tomada por gente incompetente e mal intencionada. Autoridades que se comportam como "moleques" brincando numa cabine de comando de uma aeronave, que cada vez mais se dirige para o abismo.

Veja o caso dos altos magistrados que possuíam plenas convicções e, agora, tem a absoluta certeza do contrário. Esse tipo de imbróglio que nos diferencia de países como a Indonésia. Tudo é muito claro, mas, enquanto temos "dúvida" se esta ou aquela autoridade e seus aduladores roubaram ou não as riquezas do país, a confiança da Nação vai afastando investidores externos.

O ex-presidente Lula preso ou não, não nos dará novamente respeito diante do mundo. É preciso muito mais que isso agora! É preciso que cada um cumpra seus deveres e, depois, exija a contrapartida. Lula preso significa que outros mais ainda serão. Ele não fez este estrago sozinho. Até agora, cerca de 15 pré-candidatos já se apresentaram para pilotar, governar o Brasil. Como relatei aqui sobre a queda de um avião, repito a dica que já dei anteriormente. Cuidado redobrado! Ah... Esqueçam, também, as novelas e o pé do Neymar! Analisem bem os nomes que disputarão a vice-presidência. De umas décadas pra cá, foram eles que pilotaram. O resto é molecagem...