Marc Souza

Agente penitenciário, escritor e Diretor do Sifuspesp
compartilhe>

Por Marc Souza

Para construir a formação política dos trabalhadores é de suma importância a informação. Assim, os meios de comunicação desempenham um papel fundamental na construção de indivíduos conscientes de seu papel na sociedade.

Quando falamos de imprensa sindical, os meios de comunicação tem o papel efetivo na formação política do trabalhador e da trabalhadora, proporcionando uma visão ampla da realidade para que, através dela, possam desenvolver a consciência, além de conjecturar a luta de classe.

Para isso é importante ressaltar que a imprensa sindical não se apresenta como uma mercadoria a ser consumida, como na imprensa em geral, mas, sim, como um meio de falar com a classe trabalhadora, por meio de matérias de interesse coletivo que visam, além de trazer informações, apresentar preocupações, fazer denúncias, apresentar propostas, difundir ideias, entre outros.

Assim, a imprensa sindical reflete o cotidiano do trabalhador e da trabalhadora, buscando fomentar junto a ambos o diálogo, a discussão e a reflexão a fim de que se haja uma compreensão crítica e real da realidade, construindo o conhecimento necessário para que se possa agir sobre essa realidade de forma organizada e, principalmente, efetiva.

Ou seja, a imprensa sindical é parte integrante na formação do trabalhador consciente de seu lugar na sociedade e da sua responsabilidade como cidadão, consciente de seus direitos e deveres e engajado nas demandas profissionais.

Por outro lado, a imprensa sindical também é muito importante para dar transparência e publicidade às atividades sindicais, de forma a mostrar ao trabalhador todo o trabalho desenvolvido pela instituição em prol dos seus pares, buscando engajamento e participação, mobilizando e organizando a classe trabalhadora.

Em suma, a imprensa sindical apresenta o caminho da crítica, com a intenção de mobilizar e incentivar seus pares à reflexão e à ação, criando força e representatividade a fim não só de melhores condições de trabalho, mas também melhores condições de vida.

Marc Souza é policial penal, escritor e diretor do Departamento de Imprensa e Divulgação do SIFUSPESP