No total, 1.593 cargos foram preenchidos. SIFUSPESP defende nomeação de mais servidores para suprir grande déficit ainda existente no setor

 

por Giovanni Giocondo

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia(PSDB), nomeou mediante decreto publicado nesta sexta-feira(24) no Diário Oficial do Estado, e em caráter efetivo, os policiais penais da carreira de agente de escolta e vigilância penitenciária(AEVP) habilitados no concurso público de 2014, e que anuíram aos cargos desde o início do mês de junho.

Os novos servidores dos 1.593 cargos preenchidos agora estarão sujeitos a um período de estágio probatório, que dura três anos.

Com a chegada desses homens às muralhas das unidades prisionais e na responsabilidade da escolta dos sentenciados para atendimentos de saúde, audiências judiciais e transferências entre estabelecimentos penais, cresce a sensação de maior segurança no que se refere à proteção da sociedade paulista.

A luta dos AEVPs pelas nomeações foi árdua e contou com o apoio ininterrupto do SIFUSPESP. Durante esses oito anos de espera, o sindicato organizou manifestações, audiências públicas, elaborou ações judiciais e denunciou à imprensa o descaso das seguidas gestões do governo do Estado em manter policiais militares fazendo o serviço dos policiais penais no interior.

Secretário-geral do SIFUSPESP, Gilberto Antonio da Silva reforça o entendimento de que ainda faltam muitos AEVPs a serem nomeados, e parte deles pode ser convocada ainda dentro deste mesmo concurso, válido até dezembro deste ano. “O déficit admitido pela Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) é superior a 4 mil homens. Logo, esses 1.593 cobrem somente parte dessas vacâncias”, explica.

Confira no link a seguir a lista completa dos nomeados: https://drive.google.com/drive/folders/1B6jg2a3RgG8cVD14oZc4kVBmO-kKmgwx