Coordenadora da sede regional do sindicato na capital e presente na fundação da ACAAPESP, em 2011, Maria das Neves Duarte recebeu título nesta segunda-feira(23) em nome do presidente, Fábio Jabá. Em seu pronunciamento, ela ressaltou trabalho fundamental desses profissionais que servem de ponte entre a população e os governantes, além de destacar trabalho social de servidores do sistema prisional na ressocialização e recuperação de presos

 

por Giovanni Giocondo

A coordenadora da sede regional do SIFUSPESP em São Paulo e região metropolitana, Maria das Neves Duarte, participou de uma homenagem organizada pela Associação dos Consultores, Assessores e Articuladores Políticos do Estado de São Paulo(ACAAPESP), que completou 11 anos de história nesta segunda-feira(23).

No evento, realizado no Auditório Paulo Kobayashi, da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp), ela foi a representante do presidente do sindicato, Fábio Jabá, a quem a ACAAPESP havia escolhido para oferecer sua comenda pelos relevantes serviços prestados ao Estado de São Paulo na atualidade, ao lado de outros servidores, deputados e representantes da sociedade civil paulista.

Em seu discurso, Maria das Neves lembrou de sua presença na época de fundação da entidade, ao lado de profissionais como o assessor Alan Montoro, o jornalista Sergio Osicran e a arquiteta Camila Gonzales, e ressaltou o caráter essencial que a atividade promovida pela associação exerce para auxiliar o meio político a desenvolver estratégias voltadas ao atendimento das principais demandas da população.

"A sociedade exige suas necessidades básicas para ter dignidade e boas condições de vida, mas como é que esses reclames das pessoas chegam até os parlamentares e chefes do Poder Executivo? É por meio do trabalho dos assessores, articuladores e consultores que levam essas informações até os governantes, para que possam se transformar em políticas públicas aplicadas que atendam aos brasileiros˜, ponderou.

Maria das Neves Duarte fez questão de assinalar que a atuação dos policiais penais não se resume a "abrir e fechar grades", deixando claro que todos que transgridem a lei e passam a cumprir pena devido à condenação judicial, por perderem sua liberdade, dependem exclusivamente do Estado, e que são os trabalhadores penitenciários os responsáveis pelo trabalho de ressocialização e reintegração dos presos.

A diretora do SIFUSPESP também aproveitou a oportunidade para saudar os servidores da ativa e aposentados que estão há mais de um mês acampados em frente à Alesp para reivindicar, entre outras pautas, a regulamentação, pela Assembleia, da polícia penal em São Paulo, além do fim confisco das aposentadorias dos funcionários públicos, por meio da aprovação do Projeto de Decreto Legislativo(PDL) 22/2020.

De autoria do deputado estadual Carlos Giannazi(PSOL), o texto só depende da votação favorável da maioria dos parlamentares em plenário para entrar em vigor. Ainda hoje, confira no site do SIFUSPESP reportagem sobre as novidades a respeito do andamento do PDL, que finalmente passou pela Comissão de Finanças da Casa.

Confira a declaração de Maria das Neves Duarte no vídeo abaixo: