Pronunciamento de Rodrigo Garcia referente a convênio que pode beneficiar muitos servidores da região - suspenso em definitivo desde março deste ano - foi feito nesta sexta-feira(20) durante evento na cidade. Além da Santa Casa, outros três hospitais foram convidados a participar do edital para credenciamento aberto até o próximo dia 25 de maio. Na cerimônia de ontem, diretoria de Saúde do SIFUSPESP também pediu a Garcia o credenciamento, pelo instituto, da Santa Casa de Martinópolis

 

por Giovanni Giocondo

Durante o pronunciamento oficial que fez nesta sexta-feira(20) em Presidente Prudente - em evento que ficou marcado pela autorização para a nomeação de mais de 2 mil aprovados em concursos públicos da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP), o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia(PSDB), se comprometeu a restabelecer o convênio entre a Santa Casa da cidade e o Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual(IAMSPE).

Em março deste ano, o hospital interrompeu os atendimentos de urgência e emergência dos usuários, e anunciou oficialmente não possuir mais contrato com o Estado, sobretudo em razão de discordâncias a respeito dos preços de tabela de procedimentos médicos.

Apesar das declarações do governador, o atendimento ainda não foi restabelecido, e por essa razão, os servidores não devem se dirigir à Santa Casa caso tenham problemas de saúde. Caso o hospital volte a prestar serviços de saúde aos usuários do IAMSPE, o SIFUSPESP vai divulgar a informação oficial em seu site e em suas redes sociais.

A falta de serviço aos usuários em Prudente se arrasta desde novembro de 2019, período a partir do qual, por falta de pagamento de inúmeros compromissos por parte do IAMSPE, a direção da Santa Casa decidiu não renovar o contrato e suspender consultas, cirurgias e exames.

Nesse sentido, a promessa de Garcia ainda depende de um fator primordial para se concretizar. O edital aberto pela superintendência do IAMSPE no último dia 12 de maio para credenciar prestadores de serviço de assistência à saúde na região ainda não têm interessados, apesar de o Hospital Yamada e outros dois centros médicos do município terem sido convidados a participar da concorrência.

O prazo para a apresentação de propostas vence na próxima quarta-feira(25), quando será possível saber, de fato, se a Santa Casa aceitará retomar o contrato ou qualquer outra instituição vença a concorrência e permita que os servidores voltem a ser atendidos em Prudente.

Diretor de Saúde do SIFUSPESP, Apolinário Vieira entrou em contato com a administração do hospital para sondar a possibilidade da retomada do atendimento. A informação da Santa Casa é de que houve sim uma conversa pessoal com o superintendente do IAMSPE, Wilson Modesto Pollara.

O hospital também afirmou que apesar desse diálogo, faltam ser feitas as tratativas a respeito dos valores e condições do contrato para que o serviço seja restabelecido, e os servidores, beneficiados.

A principal queixa dos trabalhadores é que, apesar de terem de custear o atendimento do IAMSPE com a contribuição mensal de uma alíquota que varia entre 2% e 3% de seus salários, muitas vezes se deparam com a inexistência de hospitais, clínicas, laboratórios e outros serviços médicos credenciados pelo instituto nos municípios onde residem, e mesmo em cidades maiores, caso de Prudente, que deveriam atender a usuários de toda a região.

Para além do anúncio que ainda aguarda confirmação, o diretor de Saúde do SIFUSPESP solicitou ao governador o credenciamento da Santa Casa de Martinópolis com o IAMSPE. Na visão de Apolinário Vieira, com essa nova opção, haverá mais qualidade e diversidade de serviços médicos, o que permitirá benefícios aos trabalhadores de toda a região, muitos deles servidores do sistema prisional que atuam em unidades dos municípios do entorno e dependem do plano de saúde para terem acesso ao atendimento.