Nesta quarta-feira(11), diretores do SIFUSPESP, candidatos aprovados em concursos públicos da SAP, além de servidores da ativa e aposentados, voltaram a chamar a atenção de deputados para sua lista de exigências, durante a sessão plenária da Casa

 

por Giovanni Giocondo

Em um novo dia de trabalho dentro da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp) para lutar pela aprovação de projetos de interesse da categoria penitenciária, os diretores do SIFUSPESP e outros membros do acampamento erguido em frente à Casa desde 18 de abril - entre eles candidatos e candidatas aprovados em concursos públicos da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) e servidores aposentados - estiveram no plenário durante a tarde desta quarta-feira(11).

No local, onde os parlamentares participavam dos debates do pequeno e do grande expediente, os sindicalistas levantaram faixas em que apresentavam os principais itens da pauta de reivindicações dos policiais penais e outros servidores do sistema prisional, e tentaram chamar a atenção dos deputados para suas exigências mais urgentes

Entre as principais medidas cobradas pelos trabalhadores junto aos deputados está a regulamentação da Polícia Penal no Estado, que ainda carece da aprovação, pela Alesp, da Proposta de Emenda Constitucional - sob os números 01 ou 04 - que ainda não entraram na ordem do dia de votação, mas que já tiveram parecer favorável nas Comissões internas.

O SIFUSPESP também quer a nomeação imediata de milhares de candidatos aprovados no concurso para agente de escolta e vigilância penitenciária(AEVP) de 2014, das áreas técnicas e de saúde, de 2018, com o objetivo de suprir o elevado déficit funcional em todas as carreiras da SAP.

O sindicato também exige o pagamento do bônus penitenciário, referente ao fim da greve de 2014; a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo(PDL) 22/2020, para sustar o confisco das aposentadorias e pensões dos servidores, e a valorização imediata dos trabalhadores deste serviço essencial que é o sistema prisional.

Para o presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, quanto mais dias o grupo permanece unido na mobilização, mais conscientiza o governo estadual e os parlamentares de que a categoria não vai interromper sua luta até que seus pedidos sejam atendidos.

“Por essa razão, mantemos aberta a convocação para que todos os que puderem comparecer ao acampamento venham e nos ajudem a conquistar direitos para todos os servidores”, refletiu Fábio Jabá, presidente do sindicato.

Nesse período de 24 dias, o movimento já surtiu efeitos muito relevantes, sobretudo no que se refere à convocação, para sessões de anuência, de mais de mil candidatas e candidatos aprovados no concurso público para o provimento de cargos de agente de segurança penitenciária(ASP) de 2017, na semana passada.

“Como já diria o ditado, quem não é visto, não é lembrado. Essa é a nossa forma de sensibilizar os deputados e o Palácio dos Bandeirantes. A força da equipe de guerreiros e guerreiras reside justamente na sua capacidade de suportar a passagem do tempo e revezar suas energias até que nossos objetivos sejam alcançados”, concluiu Jabá.

Veja a seguir algumas das imagens registradas durante a mobilização de hoje: