compartilhe>

Problema crônico de deslocamento pela vicinal nos períodos de chuva vem sendo há anos denunciado pelo SIFUSPESP. Apesar das cobranças oficiais do sindicato, abandono por parte da Prefeitura municipal se tornou regra que coloca em risco veículos e pessoas que se deslocam para a unidade prisioal

 

por Giovanni Giocondo

A estrada vicinal Sinindu, que dá acesso à Penitenciária de Mairinque, no interior paulista, voltou a sofrer com o excesso de chuva que caiu no município nos últimos dias e provocou o atolamento de caminhões e carros, além de colocar em risco viaturas da Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) e seus servidores.

Fotos, vídeos e relatos enviados por policiais penais que atuam na unidade prisional e que dependem desse trajeto para se deslocarem até o trabalho reforçam o problema crônico da falta de manutenção da via, registrado desde que ela foi inaugurada, em 2015, quase que simultaneamente com a penitenciária.

No local, são constantes os acidentes causados pela falta de aderência dos pneus dos veículos ao solo, já que a terra batida que cobre todo o caminho se torna lama escorregadia a partir do momento em que se inicia o período de chuvas na região. No caso do transporte de detentos, uma colisão pode significar consequências gravíssimas para a segurança da população local, além de colocar em risco a vida dos servidores.

Ao menos desde 2017, o SIFUSPESP denuncia a falta de comprometimento da Prefeitura de Mairinque com a manutenção da estrada, As queixas oficialmente encaminhadas pelo sindicato à administração municipal seguem sendo solenemente ignoradas, já que o estágio irregular de um contrato com o Departamento de Estradas de Rodagem(DER-SP) - causado por falta de pagamento - tem sido mantida pelo poder público.

Em julho do ano passado, esse bloqueio no acesso de convênios com o órgão estadual ficou ainda mais evidente após a estrada Sinindu não ser incluída em nenhum dos dois lotes de concorrência do edital elaborado pelo governo do Estado para a recuperação de vicinais, quando 106 estradas foram contempladas. Saiba mais no link

Enquanto representante dos servidores de Mairinque, o SIFUSPESP considera que a falta de capacidade do município em responder a essa demanda chegou ao limite do imponderável. Sem respostas por parte da Prefeitura, o sindicato pretende notificar a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp) para dar um basta a essa situação.

“Nesse sentido”, explica o presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá, “a proposta é levar essa demanda aos deputados, para que eles vejam com os próprios olhos o cenário lamentável que se desenha na cidade. Nenhum trabalhador que já enfrenta tantas dificuldades na sua rotina da penitenciária merece passar por esse transtorno, e o sindicato vai buscar esse caminho de conscientização dos parlamentares para tentar saná-lo”, conclui Jabá.

Assista no vídeo abaixo um retrato do estado de abandono da estrada vicinal Sinindu:

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp