compartilhe>

Publicação foi feita no Diário Oficial do Estado desta terça-feira(28), uma semana após divulgação da lista classificatória final definitiva

 

por Giovanni Giocondo

A Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) homologou nesta terça-feira(28), mediante publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o concurso para provimento de cargos de policiais penais da carreira de agente de segurança penitenciária(ASP) feminino e masculino.

A homologação acontece exatamente uma semana após a pasta ter divulgado a lista classificatória final definitiva do certame, que já havia sido noticiada pelo SIFUSPESP. Para acessar as informações a respeito da lista, basta acessar este link

Ao fazer a publicação, a SAP conclui mais uma importante fase visando a conclusão do concurso, que até meados de 2020 vinha se arrastando, sem que nem mesmo a etapa de investigação social da vida pública e privada dos candidatos e candidatas tivesse sido finalizada.

Após uma batalha incessante que envolveu manifestações e reuniões entre representantes dos aprovados no concurso, integrantes do SIFUSPESP, da SAP e deputados estaduais, finalmente mais este obstáculo foi superado.

Agora, com a homologação, o sindicato luta para que as primeiras chamadas de novos policiais penais para o setor de segurança e custódia das unidades prisionais paulistas  sejam feitas logo no primeiro semestre de 2022, quiçá a partir de março, após a conclusão do curso de formação técnico-profissional dos candidatos nomeados no concurso ASP 2014, que já iniciaram o efetivo exercício.

Essas chamadas atenderão a urgência do suprimento do déficit funcional, que tem se aprofundado sobre o sistema penitenciário, aumentando consideravelmente a insegurança das unidades e do trabalho dos policiais penais.

Durante o período entre a homologação e a futura nomeação, o SIFUSPESP recomenda que os futuros policiais penais realizem os exames médicos obrigatórios previstos no edital do certame, com o objetivo de agilizar os procedimentos legais quando da nomeação. Entre esses exames estão hemograma, eletrocardiograma, glicemia e raio-x, entre outros que têm validade de seis meses.

O sindicato segue reivindicando que além dos ASPs, os candidatos aprovados no concurso para agente de escolta e vigilância penitenciária(AEVP) de 2014 e das áreas técnicas e de saúde, de 2018, também sejam nomeados com celeridade.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp