Parlamentar também falou que não tem acordo com texto do Projeto de Lei Complementar 26/2021 - a minirreforma administrativa do serviço público, que tramita pela Assembleia e tem análise pelo plenário marcada para a próxima terça-feira(05) 

 

por Giovanni Giocondo

Em nova visita à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo(Alesp) nesta quinta-feira(30), diretores do SIFUSPESP conseguiram conversar sobre importantes demandas da categoria com a deputada estadual Janaína Paschoal(PSL).

A parlamentar recebeu os sindicalistas em seu gabinete, onde a comitiva entregou um ofício assinado pelo presidente da entidade, Fábio Jabá, e manteve diálogo a respeito do apoio de Janaína a projetos de interesse dos servidores penitenciários.

O primeiro deles é a Proposta de Emenda Constitucional(PEC) 04/2021, de autoria de Delegado Olim(PP), que cria a Polícia Penal. A deputada se disse favorável à aprovação do texto, que precisa do apoio de 57 dos 94 parlamentares da Casa para entrar em vigor.

Os diretores do SIFUSPESP têm percorrido os gabinetes de inúmeros parlamentares ao longo das últimas semanas visando a angariar mais apoio à mudança constitucional, o que pode significar mais agilidade na tramitação da PEC, que já passou por todas as comissões da Alesp e agora precisa entrar na ordem do dia de votação pelo plenário.

Para isso, é necessário que o Colégio de Líderes e o presidente da Casa, deputado Carlão Pignatari(PSDB), decidam pela inclusão da matéria na pauta.

 

PLC 26 

Ainda durante a audiência com a deputada Janaína Paschoal, os diretores do SIFUSPESP Alancarlo Fernet, Gilberto Antonio da Silva e Apolinário Vieira pediram que ela se posicionasse contra o Projeto de Lei Complementar(PLC) 26/2021, enviado pelo governador João Doria(PSDB) à Alesp.

A parlamentar disse que não considera o texto bem construído, e que por esse motivo não o apoiará em plenário. Considerada uma “minirreforma” administrativa do serviço público, a matéria volta a ser debatida pelos deputados na próxima terça-feira(05)

 

Melhorias urgentes no IAMSPE

A saúde dos servidores públicos também foi prioridade no debate com a deputada. Os sindicalistas apresentaram a Janaína a necessidade urgente de melhorias no atendimento prestado pelo Instituto de Assistência Médica do Servidor Público Estadual(IAMSPE).

O SIFUSPESP tem denunciado recentemente o colapso que tem atingido hospitais geridos pelo instituto, bem como o encerramento de convênios com clínicas e consultórios localizados no interior e no litoral do Estado.

Ao ouvir as queixas do sindicato sobre a queda na qualidade dos serviços de saúde, Janaína Paschoal se comprometeu a convidar o superintendente do IAMSPE, Wilson Modesto Polara, para fornecer explicações à Comissão de Saúde da Alesp.