Por Flaviana Serafim

Nesta terça-feira (22), policiais penais e demais servidores penitenciários presenciaram novamente a cena de uma tragédia anunciada: um caminhão da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), transferindo detentos, atolou na Estrada Municipal Sinindu, vicinal de acesso à Penitenciária de Mairinque. Como o SIFUSPESP vem denunciando (confira os vídeos no final do texto), a ocorrência se soma a outras de atolamentos e derrapagens enfrentados cotidianamente pelos servidores penitenciários nos caminhões e viaturas da SAP rumo à unidade de Mairinque. 

O caminhão havia saído da Penitenciária II de Itapetininga, para transferência de presos às penitenciárias de Mairinque e Hortolândia, quando acabou atolando na lama da vicinal que, apesar da importância para mobilidade da região, continua sem asfaltamento. Além do risco frequente de atropelamentos, batidas e derrapagens em meio ao lamaçal, o do resgate de presos.

Cansados dos apuros enfrentados há anos na vicinal, que fica no bairro Cristal, uma área rural de Mairinque, na região de Sorocaba, interior paulista, os servidores penitenciários criaram um abaixo assinado na tentativa de pressionar pelo asfaltamento da via (leia mais).

Prefeitura e governo estadual inertes

Desde 2018 o SIFUSPESP vem acompanhando a situação e cobrando providências, mas o que se constata no período são os órgãos públicos envolvidos na questão transferido responsabilidades um ao outro, sem confirmação de medidas concretas até o momento. 

No último 16 de abril, a prefeitura de Mairinque respondeu ao sindicato informando que _“não possui recursos para a execução da referida obra, e a mesma, por atender quase que exclusivamente a Penitenciária, foram feitas solicitações ao governo do Estado e ao DER [Departamento de Estradas de Rodagem], solicitando que a mesma fosse beneficiada com o programa ‘Novas Vicinais’ lançado recentemente. Seguimos na expectativa de que esta pavimentação seja realizada pela esfera Estadual”_

No mesmo dia, o SIFUSPESP questionou o DER quanto à pavimentação e se a obra está ou não incluída no programa “Novas Vicinais”. 

Em 30 de abril, por mensagem de áudio, a assessoria de imprensa do DER informou à Comunicação do sindicato que ”a vicinal não foi prevista nem na fase 1, nem na fase 2 do programa ‘Novas vicinais”, e que as novas fases “devem ser anunciadas depois”. Na mesma data, a imprensa do DER se comprometeu a enviar nota oficial ao SIFUSPESP e a informar sobre o “Novas vicinais”, mas a mensagem não foi formalizada até o fechamento deste texto. 

Leia também:
Penitenciária de Mairinque: Apoie a petição para pavimentação da Estrada Sinindu
Chuvas de verão pioram condições da estrada à Penitenciária de Mairinque
Lama, atolamentos e risco de acidentes: dura rotina de servidores na estrada à Penitenciária de Mairinque