Certame está com prazo suspenso em virtude da pandemia, e seria encerrado em dezembro de 2020.

por Giovanni Giocondo

A Secretaria de Administração Penitenciária(SAP) prorrogou por dois anos o prazo de vigência do concurso público para os policiais penais que integram a carreira de Agente de Escolta e Vigilância Penitenciária(AEVP) de 2014. O certame venceria em 18 de dezembro de 2020.

O ato aconteceu por meio de resolução interna da SAP, publicada nesta quarta-feira(11) no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

O SIFUSPESP entrou em contato com o Centro de Seleção do Departamento de Recursos Humanos(DRHU) da SAP e confirmou que a prorrogação não inclui o prazo pelo qual o concurso está suspenso em razão da pandemia do coronavírus.

Decreto do governador João Doria(PSDB) suspendeu todos os certames a partir de março deste ano, e os meses adicionais - até o momento, oito no total - desse período serão acrescentados ao prazo final  de encerramento do concurso.

De acordo com dados oficiais da SAP, existiam em abril deste ano 3.307 cargos vagos para a função de AEVP, um déficit que se aprofunda diariamente e aumenta a insegurança do sistema prisional paulista.

O SIFUSPESP acredita que a falta de funcionários suficientes em todos os setores aproxima as unidades de um colapso. Para o sindicato, a solução de parte da insustentabilidade das prisões necessariamente passa pela nomeação dos aprovados nos concursos públicos, tanto os policiais penais de escolta e vigilância quanto os de segurança de 2014 e 2017, bem como os que passaram nas provas para as áreas técnicas.

Matéria corrigida as 21:29 hs devido a um equivoco na data de termino do prazo, que constava como janeiro de 2021.