compartilhe>

Por Flaviana Serafim

O Professor Roberto da Silva, livre-docente em Pedagogia Social pela Universidade de São Paulo, está liderando a realização de uma vaquinha virtual para o projeto “Ler para libertar”, iniciativa que visa incentivar a leitura e os estudos entre os detentos, aumentando as chances de reintegração no retorno ao convívio social. 

O “Ler para libertar” já arrecadou mais de 10 mil livros didáticos, paradidáticos, técnicos, científicos e de literatura, e a vaquinha virtual tem como objetivo arrecadar recursos para transportar as três toneladas de livros por barco - forma mais barata de transporte - até o porto de Luanda, capital de Angola, e também a distribuição em 40 unidades prisionais do país africano. 

Além da arrecadação dos livros, uma equipe da Faculdade de Educação da USP também promoveu treinamento de detentos para administração de bibliotecas, organização de salas de leitura e práticas de alfabetização, a exemplo da Penitenciária de Cancanda, no extremo leste de Angola, o que beneficiou diretamente 500 homens presos de 10 mulheres presas.

Ciente da importância do papel do policial penal enquanto socializador, o SIFUSPESP apoia a iniciativa e conta com a solidariedade da categoria. As doações, a partir de R$ 10, podem ser feitas  pelo site Benfeitoria clicando aqui, onde também há outras informações sobre o “Ler para libertar”, além do vídeo abaixo:

  

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp