compartilhe>

Por Flaviana Serafim 

Neste sábado (19), das 9h às 12h00 o Instituto Tribunus realiza a palestra virtual “Desalento existencial e o suicídio”, debate que marca o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. A formação gratuita, ocorre pela plataforma Zoom e terá emissão de certificado, basta fazer inscrição prévia pela internet clicando aqui. 

Com mediação do Professor Pedro Sanches, os palestrantes convidados são três psicólogos especializados no tema: a Profª Fernanda Rezende, o Prof. Walme de Oliveira Lima e a Profª Francisca Edinete Nogueira de Souza. 

Advogado da área penal e Professor do Instituto Tribunus, Ayrton Gabira, chama atenção para os aumento do índice de suicídios em todas as faixas etárias, inclusive entre adolescentes. 

Ele explica que o fenômeno é antigo, mas que neste período de pandemia os casos vem aumentando. O problema afeta também o funcionalismo, como entre os trabalhadores do sistema prisional,  professores e policiais militares.  “Tem a questão dos idosos, a solidão e uma série de problemas que vão da depressão ao suicídio”, pontua.  

Para Gabira, o suicídio deve ser debatido sempre e não somente no Setembro Amarelo. 

 “É relevante falar sobre o tema sempre porque precisamos detectar as causas, discutir o assunto. E também porque para a família que perde um ente querido devido ao suicídio é algo muito duro, há um sentimento de culpa do porquê não ter sido feito algo para evitar. Será que podia ter feito algo antes? Será que podia ter detectado? Por isso essa é a ideia ao debater o tema com três psicólogos especializados no tema”, conclui.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp