Por Flaviana Serafim

Como se não bastasse o cotidiano insalubre, salário desvalorizado e superlotação, os servidores da Penitenciária de Mairinque ainda enfrentam lama, atolamentos e riscos de acidentes devido à falta de asfaltamento na Estrada Vicinal Ayrton Senna, mais conhecida como Estrada Municipal Sinindu, que liga a rodovia Raposo Tavares à unidade prisional que fica no bairro Cristal, uma área rural de Mairinque, há 44 quilômetros de Sorocaba. 

Com chuvas na região, nesta sexta-feira (21) um caminhão da penitenciária acabou atolando quando tentava subir a vicinal, obrigando os servidores da unidade a buscar ajuda - foi necessário um trator para retirar o veículo da lama - e esperar por socorro em meio à lama sob a baixa temperatura. O problema não é novo, mas algo que se arrasta há anos sem que a estrada seja asfaltada, como já denunciado pelo sindicato em outras reportagens no site, uma vez que a penitenciária foi inaugurada em março de 2015. 

Como mostra o vídeo com imagens exclusivas recebidas pelo SIFUSPESP, depois de ser puxado pelo trator para desatolar e subir a vicinal, o motorista ainda teve que se arriscar para descer com o caminhão pela estrada enlameada. As imagens das rodas do caminhão mostram o risco para o próprio motorista, uma vez que a estrada na beira de um morro, e ainda o risco de abalroamento entre o caminhão e outros veículos devido à derrapagem pela lama. 

O vídeo mostra também, que logo após o atolamento do caminhão da penitenciária, outro caminhão que tentava subir a vicinal acabou atolando bem próximo. E um terceiro caminhão que aparece nas imagens consegue subir pela vicinal, mas patinando pela lama e com o mesmo risco de ocorrer um acidente. 

“Não é de hoje que os servidores penitenciários passam por apuros porque o governo tucano inaugurou a Penitenciária de Mairinque há mais de cinco anos, em plena área rural, mas não se dignou a sequer colocar asfalto. O que Estado e a Prefeitura estão esperando para tomar providências? Que algum servidor morra num acidente?”, questiona Fábio César Ferreira, o Jabá, presidente do SIFUSPESP. 

O sindicalista pontua ainda que a reivindicação por asfaltamento deve ser cobrada incessantemente ao governo João Doria, ao atual prefeito Ovídio Alexandre Azzini, o Alexandre Peixinho (PP) e também dos candidatos nas próximas eleições municipais. 

Com capacidade para 847 detentos, a Penitenciária de Mairinque tem atualmente 1.697 presos segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária.