compartilhe>

Por Flaviana Serafim

Apesar de ter mais de ter mais de 30 servidores penitenciários confirmados com o novo coronavírus (COVID-19), inclusive com a morte do diretor de inclusão, o policial penal Paulo Roberto Santos, de apenas 38 anos, falecido no último dia 4 de agosto, a realidade da Penitenciária de Franca é de falta de proteção tanto para trabalhadores quanto para a população carcerária. 

Mesmo com a morte do policial penal, as atividades continuam normalmente e outros servidores têm sido infectados por falta de equipamentos de proteção individual (EPIs). Uma servidora penitenciária com COVID-19 sofreu piora no quadro de saúde, sendo transferida para outro hospital, onde segue entubada e em estado grave numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI). 

Fora os casos entre os servidores, o pavilhão 1 tem duas celas interditadas devido ao contágio dos detentos e também o pavilhão 3. Mesmo assim, as duas fábricas que estão dentro da unidade, uma de calçados e outra de aviamentos metálicos, seguem funcionando normalmente. 

Durante um período as fábricas ficaram paradas, mas retomaram as atividades há cerca de duas semanas, com a circulação dos detentos das celas para o pavilhão de trabalho sem que as devidas medidas de proteção e segurança estejam sendo tomadas, causando alastramento do vírus. A testagem do coronavírus na população carcerária já confirmou mais de 400 presos infectados. 

Além da precariedade com a falta de EPIs que colocam a vida de todos em risco, os servidores que criticam a situação têm sido alvo de perseguição pela diretoria da unidade. Por isso, o SIFUSPESP vai oficiar a Coordenadoria da Região Noroeste do Estado e a direção da Penitenciária de Franca cobrando medidas urgentes para proteção contra a COVID, principalmente o fornecimento de EPIs de qualidade e em quantidade suficiente e também a suspensão imediata do funcionamento das fábricas dentro da unidade prisional. 

Presidente do SIFUSPESP, Fábio Jabá critica a precariedade e a postura da SAP diante da insegurança. 

“Quase que diariamente recebemos denúncias de falta de proteção em alguma unidade prisional, e agora mais essa da circulação de detentos e do trabalho que continua nas fábricas mesmo com os diversos contágios. Enquanto isso, a SAP e o governo Doria continuam nessa dissimulação, maquiando a realidade. Quantos servidores mais vão ter que perder a vida para a COVID no sistema prisional?”, questiona o sindicalista. 

Com vagas para 847 detentos, a Penitenciária de Franca tem 1705 presos, mais que o dobro da capacidade. 

*Alterado em 12/08/2020, às 12h28, para atualização de informações

 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp