compartilhe>

 

Por Redação SIFUSPESP

O policial penal Vanderlei de Almeida, do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Americana, no interior paulista, faleceu na madrugada desta terça-feira (23), após mais de dez dias de internação em estado grave no Hospital Municipal da cidade para tratamento contra o coronavírus (COVID-19). Ele chegou a apresentar melhora no último sábado (20), mas no dia seguinte o quadro de saúde piorou. 

Com 56 anos, casado e com uma filha, Almeida era fisiculturista, residia em Americana e é o 18º servidor penitenciário do Estado de São Paulo a perder a vida devido à COVID-19. O contágio foi confirmado por realização de teste rápido. 

Há ainda outros 246 trabalhadores e trabalhadoras penitenciários infectados por coronavírus e 78 casos suspeitos, segundo levantamento que o Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo (SIFUSPESP) vem realizando desde março, com base na apuração de denúncias e informações enviadas pela própria categoria. 

> Confira os dados do SIFUSPESP sobre o contágio de servidores pela COVID-19

Na população carcerária, com o início da testagem em massa que a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) passou a ver após pressão do sindicato sobre a própria SAP e o governo estadual, são 983 confirmados até o momento, com 15 mortes e outros 80 casos suspeitos de acordo com mapeamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). 

A direção do SIFUSPESP expressa seu pesar e presta condolências aos familiares, amigos e parentes do policial penal, e coloca o sindicato à disposição da família para o que for necessário neste momento. 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp