compartilhe>

 

Trabalho com uso de material desinfectante começou nesta terça-feira (12), após iniciativa de Anderson SIlva (PSB)  - foto - motivada pela pandemia do coronavírus. Parlamentar também solicitou que testes rápidos para diagnóstico da COVID-19 sejam feitos com servidores

 

por Giovanni Giocondo

Com o apoio de caminhões pipa, começou nesta terça-feira (12) o trabalho de funcionários da Prefeitura Municipal de Presidente Prudente para a limpeza externa da Penitenciária e do Centro de Ressocialização de Presidente Prudente, como forma de combate à proliferação do coronavírus. A administração tomou a iniciativa após ser oficializada pelo vereador Anderson Silva (PSB), que é policial penal.

Silva também solicitou, em caráter de urgência e com apoio do presidente da Câmara Municipal, vereador Demerson Dias(PSB) a disponibilização de testes rápidos para diagnóstico da COVID-19 entre os servidores do sistema prisional e os detentos do município. O pedido foi encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde.

Em entrevista ao SIFUSPESP, Silva se disse estar extremamente preocupado com o avanço do coronavírus pelo sistema prisional, principalmente no município, onde uma servidora já morreu em virtude da doença. Tânia Magali tinha 54 anos e faleceu no úlltimo dia 3 de maio. De acordo com levantamento feito pelo sindicato, existem outros seis casos confirmados na Penitenciária de Prudente. 

“Apesar de a assepsia interna das unidades estar sendo feita normalmente pelos funcionários, existia uma dificuldade em efetuar a limpeza da parte externa, uma vez que são espaços muito amplos, daí a minha tomada de decisão de pedir o respaldo do poder executivo municipal, no que fui prontamente atendido”, revela o vereador.

Anderson Silva ainda relata que pesou para sua iniciativa, além do aumento do número de contágios na cidade e na região, o fato de o coronavírus se espalhar por superfícies sólidas com facilidade, e que somente com a utilização frequente de produtos de desinfecção seria possível minimizar a proliferação da COVID-19.

“Muitos companheiros aqui de Prudente têm sido vítimas da doença, seus familiares também, o que afeta diretamente a população local e, enquanto vereador, não poderia esperar mais ação por parte da Secretaria de Administração Penitenciária, a SAP, e do governo do Estado. Por isso resolvi fazer esse pedido em caráter de urgência para ajudar na preservação da saúde tanto dos servidores quanto dos detentos”, ressaltou.

De acordo com dados da SAP, a Penitenciária de Presidente Prudente possui atualmente uma população de 1.090 detentos, ante uma capacidade de 696, enquanto a ala de progressão penitenciária da unidade detém 625 presos, quando comportaria somente 247. Já o Centro de Ressocialização do município mantém uma população de 89 sentenciados e outros 63 no anexo do regime semiaberto.

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp