compartilhe>

A partir das denúncias da categoria, com sigilo garantido, o Departamento Jurídico do sindicato vai tomar medidas cabíveis legalmente, entre outras ações. Prazo para que a SAP cumpra o atendimento ao protocolo contra a doença termina neste 31 de março, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia

 

Por Flaviana Serafim

Termina neste 31 de março o prazo para que a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) cumpra a tutela de urgência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) e coloque em prática, no sistema prisional, o atendimento ao “Protocolo de Manejo Clínico para o Novo Coronavírus”, elaborado pelo Ministério da Saúde. Em caso de descumprimento, a multa à SAP é de R$ 100 mil por dia. 

Diante da gravidade do quadro, para garantir que as medidas necessárias sejam efetivamente colocadas em prática pela SAP, o SIFUSPESP elaborou um formulário para que as servidoras e os servidores denunciem os casos de falta de proteção contra o coronavírus, tais como a ausência de equipamentos de proteção individual (EPIs), de álcool gel e de equipe com profissionais de saúde nos plantões para examinar a todos que adentrem nas unidades. 

Com base na denúncia formal, o Departamento Jurídico do sindicato poderá tomar as medidas cabíveis legalmente, além de outras ações que podem ser adotadas diretamente pela direção do SIFUSPESP. 

O formulário é de fácil preenchimento, bastando apontar uma das opções adequadas à denúncia anônima ou, se necessário, escrevendo nos casos em que a denúncia precisar ser especificada.  

Faça o download do arquivo:
Formulário em PDF
Formulário em Word

O arquivo pode ser preenchido diretamente na tela do computador ou impresso (neste caso, digitalize o formulário preenchido impresso fotografando com o celular). Após o preenchimento, enviar para um dos seguintes canais de contato do SIFUSPESP: pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; pelo Whatsapp oficial (11) 99339-4320 e também por mensagem pela página do sindicato no Facebook

“São vidas que estão em jogo, daí a importância das servidoras e servidores denunciarem ao sindicato. Não é uma ‘gripezinha’, é risco de morte e não podemos ficar de braços cruzados. Por isso, o Jurídico e a direção do SIFUSPESP estão centrando esforços para tomar todas as ações possíveis para que a SAP garanta a proteção necessária ao Covid-19”, afirma Fábio César Ferreira, o Fábio Jabá, presidente do SIFUSPESP. 

Nesta segunda-feira (30), a SAP divulgou foto em suas redes sociais informando sobre a entrega de galões de álcool gel nas unidades prisionais, afirmando ainda que a ação seria uma continuidade às entregas que teriam se iniciado “anteriormente”. 

Porém, o sindicato recebeu dezenas de denúncias sobre a falta do produto, além da não entrega dos EPI’s. O sindicato questionou a secretaria para que  informe quais unidades teriam recebido álcool gel anteriormente, bem como os EPIs. O SIFUSPESP aguarda o posicionamento da SAP.  

Leia também:
> SIFUSPESP esclarece dúvidas  sobre proteção individual e afastamento de servidores para evitar proliferação do coronavírus
> SAP divulga resolução contra coronavírus, mas não tem plano de combate e prevenção

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp