SIFUSPESP encaminhou ofício à pasta solicitando informações claras sobre futuro da unidade prisional, para onde muitos policiais penais desejam se transferir

por Giovanni Giocondo

Tendo como justificativa as fortes chuvas que atingiram a região, a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) decidiu adiar a inauguração do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Álvaro de Carvalho, que estava previsto para acontecer no dia 3 de março. O terreno teria sofrido danos causados pelo deslizamento de taludes, o que poderia causar prejuízos a equipamentos já instalados na unidade caso ela começasse a operar.

O SIFUSPESP consultou a assessoria de imprensa da SAP sobre a veracidade da notícia, e confirmou que o novo prazo para a abertura do CDP “será até o final deste primeiro semestre”, sem qualquer definição exata de data.

Como forma de pressionar a pasta para atender aos reclames dos policiais penais e demais servidores penitenciários que pleiteiam a transferência para o novo CDP, sobretudo via Lista Prioritária de Transferências (LPT), foi encaminhado um ofício diretamente ao secretário Nivaldo César Restivo visando esclarecer essa incógnita. Veja o questionamento abaixo:

Confira a seguir a íntegra da nota oficial divulgada pela secretaria:

A Secretaria da Administração Penitenciária informa que, em razão das fortes chuvas que caíram na região, nos dias 9 e 10 de fevereiro, a inauguração do Centro de Detenção Provisória de Álvaro de Carvalho, prevista para março, terá nova data de entrega, até o final deste 1º semestre. A Pasta informa que foram registrados danos ocasionados por conta de deslizamentos de taludes (partes de terrenos inclinados que circundam a unidade e servem como base de sustentação ao solo). Com o objetivo de preservar os investimentos já realizados, foram retirados alguns equipamentos já instalados na unidade para que, posteriormente, após a secagem do solo, sejam repostos, sem grandes prejuízos ao presídio.