Grupo de servidores do CDP de São José dos Campos fez arrecadação ao longo do último mês e promoveu entrega neste domingo (15)

 

por Giovanni Giocondo

Foram entregues neste domingo (15) a crianças carentes do Vale do Paraíba centenas de brinquedos arrecadados pelo grupo de trabalhadores penitenciários do Centro de Detenção Provisória (CDP) de São José dos Campos. Desde 2017, o grupo promove o chamado “Natal Solidário” como forma de tornar um pouco mais alegres os finais de ano de meninos e meninas de bairros pobres da região.

De casa em casa e também com um posto montado dentro da unidade prisional, os servidores Jorge Ricardo Ramos, Diego, Vasconcelos, Wander de Oliveira, Fernando e Benedito(foto abaixo) primeiro fizeram a campanha de recepção das bolas, bonecas, jogos, carrinhos e outros itens que os moradores de cidades da região doaram desde meados do mês de novembro.

Ontem foi a vez de os papais noéis irem até os bairros Primavera e Buscapé, em São José, além de outras localidades de Taubaté para entregar os 456 brinquedos às crianças. “A expressão de felicidade no rosto dos pequenos é o nosso maior presente”, avalia Ramos, agente de segurança penitenciária (ASP) que é um dos organizadores da equipe, ao lado de Wander de Oliveira, que é do Grupo de Intervenção Rápida (GIR).

Em 2020, a ideia do grupo é ampliar ainda mais o trabalho, contando com a colaboração dos colegas de sistema prisional, de suas famílias e de toda a população para, mais uma vez, mostrar que o verdadeiro espírito do natal - que prega a solidariedade e o amor entre os semelhantes - continue vivo e pronto para se eternizar.