A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informa sobre as apreensões realizadas no último final de semana, 1° e 2 de dezembro, em presídios do estado de São Paulo. Todos os casos foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados foram automaticamente suspensos do rol de visitas.Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos.

 

Presidente Bernardes

No sábado, 1, na Penitenciária Silvio Yoshihiko Hinohara de Presidente Bernardes, três visitantes do sexo feminino foram surpreendidas tentando entrar com objetos proibidos na penitenciária. Durante os procedimentos de revista pelo scanner corporal, cada uma delas foi flagrada com 01 (um) telefone celular inserido na genitália, respectivamente.

Lavínia

No dia 1 quatro mulheres foram flagradas pelo aparelho de scanner corporal quando tentavam passar pelos procedimentos de revista ocultando em seus corpos, nas genitálias, aparelhos de telefonia celular na Penitenciária II Luiz Aparecido Fernandes de Lavínia. No total, foram apreendidos 05 (cinco) aparelhos e uma das visitas precisou ser conduzida até o Hospital Estadual de Mirandópolis para passar por raios X, uma vez que negava o fato. Outra havia apresentado RG falsificado para burlar a segurança.

Martinópolis

Durante os procedimentos de revista para visitação no presídio, Agentes de Segurança Penitenciária da Penitenciária Tacyan Menezes de Lucena de Martinópolis descobriram que cinco mulheres tentavam driblar a fiscalização no sábado. Todas elas foram flagradas pelas imagens do aparelho de scanner corporal portando invólucros ocultos em seus órgãos genitais que, juntos, somaram 04 (quatro) celulares e 01 (uma) porção de cocaína. Duas delas, negando o fato, foram levadas para comprovação da suspeita via exame de raios X no hospital.

 

Pacaembu

No domingo, 2, com um invólucro inserido na genitália e composto por 100 (cem) comprimidos na cor lilás, supostamente o entorpecente “Êxtase”, a irmã de um sentenciado tentou entrar na unidade para visitá-lo, mas o ilícito foi descoberto quando ela passava pelo aparelho de revista corporal da Penitenciaria Ozias Lucio dos Santos de Pacaembu.

Valparaíso

O Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso registrou duas apreensões de ilícitos com visitantes neste domingo. No primeiro caso, uma visitante trazia uma porção de substância semelhante à cocaína (76 gramas) inserida no órgão genital e, negando o fato, foi encaminhada ao hospital para passar por exame de raios X, que veio a confirmar o que já havia sido revelado pelo aparelho de scanner corporal. Com isso, o reeducando que seria visitado foi chamado e, nesse momento, tentou evadir-se pulando um dos alambrados, mas foi contido por Agentes de Segurança Penitenciária e levado para a Cela Disciplinar onde aguarda decisão da Vara de Execuções Criminais para regressão ao regime fechado. No mesmo dia, outra visitante trouxe farofa para o companheiro que cumpre pena no local, porém, em meio ao alimento, estavam ocultos 88 (oitenta e oito) invólucros com aproximadamente 100 gramas de substância aparentando maconha. O preso foi levado à Cela Disciplinar para aguardar decisão do Deecrim de Araçatuba sob sustação cautelar de regime semiaberto. As mulheres flagradas foram suspensas do rol de visitas e levadas à delegacia de polícia para elaboração de Boletim de Ocorrência e prisão em flagrante por tráfico de drogas.

 

 

Leia a matéria:

http://www.sap.sp.gov.br/noticias/pauta-04-12-18.html#top