Evento promove palestras e debates sobre saúde funcional, segurança e outros temas centrais para o sistema e seus servidores

 

Com o objetivo de gerar uma rede de troca de conhecimento entre servidores do sistema prisional paulista mediante a realização de palestras e oficinas temáticas, o SIFUSPESP realiza neste sábado, 20/10, O Workshop “A Gente em Alta”,  na sede do sindicato em São Paulo. O evento, que começa às 14h, já está com sua programação completa disponível.

A abertura caberá ao presidente do SIFUSPESP, Fábio César Ferreira, o Fábio Jabá, que vai apresentar o sindicato aos participantes do encontro e falar sobre a iniciativa do evento, que pretende dialogar com os trabalhadores penitenciários sobre saúde funcional, segurança e outras temáticas relativas ao bem estar e à valorização dos servidores.

Entre as atrações do evento está a palestra sobre o trabalho do Centro de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor(CQVidass). O projeto tem promovido desde abril deste ano uma parceria com o SIFUSPESP e o Banco de Olhos de Sorocaba(BOS) para o atendimento à saúde de funcionários em diversas regiões do Estado. Neste sábado, um representante do grupo falará sobre o combate ao estresse e a depressão.

Também contaremos com o diálogo sobre “Qualidade de Vida através da Mudança de Hábitos”. A conversa vai tratar da necessidade de busca pelo bem estar físico e mental como uma das prioridades das pessoas que trabalham no sistema prisional.

Educação no trânsito será o tema de palestra. No debate, serão apresentados dados e orientações sobre a melhor postura a ser adotada pelos trabalhadores penitenciários nessa atividade cotidiana em que faz o trajeto de casa para a unidade prisional e que tanto necessita de cuidado para evitar a ocorrência de acidentes e conflitos com outros condutores.

Não deixaremos de apresentar as lutas do sindicato e a análise de conjuntura sobre a política nacional e outros temas urgentes que buscam a valorização e o reconhecimento das atividades da categoria em debate no Congresso Nacional. Polícia Penal e Lei Orgânica da categoria: Dois assuntos que precisam ser discutidos com aprofundamento para que a união dos trabalhadores possa fazer com que saiam do projeto e se tornem parte da realidade do sistema.

A atuação do Grupo de Intervenção Rápida(GIR) como um dos pilares da segurança das unidades prisionais paulistas terá oportunidade de ser conhecida, e não faltarão esclarecimentos sobre as regras que envolvem a concessão do porte de armas e outras demandas relativas ao armamento tão necessário à proteção individual dos trabalhadores fora do ambiente prisional.

Ao longo de toda a programação, serão ainda realizada consultoria de estética, e também será feita uma exposição do Museu Penitenciário.

Após tanto conteúdo e disseminação de conhecimento e troca de informações, o SIFUSPESP vai promover uma confraternização especial entre todos os presentes, com a participação de atrações musicais.

Esperamos que seja um momento de relaxamento e alegria que busca representar a receptividade do sindicato a todos os trabalhadores penitenciários dentro das suas necessidades mais urgentes, às quais sempre estamos de braços abertos!