compartilhe>

Ex-agente, diretor Aly Muritiba mostra no documentário “A Gente”, que estreia em 14/09, dramas e desafios enfrentados por servidores do sistema prisional ao lidar com os presos

 

Um retrato da vida real dos agentes penitenciários estará nas telonas de todo o Brasil a partir de 14/09. E para fazer do cinema uma experiência mais do que verdadeira sobre o que acontece dentro das unidades prisionais, ninguém mais indicado do que um agente penitenciário para conduzir os amplos olhares e opiniões que surgem neste ambiente.

 

No documentário de longa-metragem A Gente, gravado dentro de uma prisão, o diretor e ex-agente penitenciário Aly Muritiba - que trabalhou no sistema penitenciário do Paraná durante sete anos - volta ao cotidiano dos problemas e situações limite que envolvem o trabalho dos colegas com os detentos.

 

O filme desenvolve o dia a dia da chamada “Equipe Alfa”, um grupo de agentes penitenciários formado por 28 homens e mulheres de diferentes origens e formações responsáveis pela guarda e custódia de cerca de mil detentos.

 

Vencedor do festival de cinema Dok Leipzig (Alemanha), em 2013, e indicado para o Festival Internacional du Film d' Amiens (França) e o Festival do Rio (Brasil), A Gente é o terceiro filme de uma série iniciada por Muritiba com os documentários A Fábrica, de 2011, e Pátio, de 2013, que também debatem o sistema prisional brasileiro.

 

Além dos três documentários, Muritiba é roteirista da 2ª temporada da série “Carcereiros”, da TV Globo, além de dirigir as séries O Hipnotizador – S2 (HBO) e Nóis por Nóis (TV Brasil).

 

“A Gente” é uma produção da Grafo Audiovisual e RPC TV e distribuição da Olhar Distribuidora.

 

SIFUSPESP participará de debate sobre o filme em São Paulo

 

Consciente de que a narrativa trazida pelo documentário será importante para mostrar ao grande público os constantes desgastes sofridos pelos trabalhadores penitenciários ,além de representar com fidelidade o cotidiano dos servidores que representa enquanto entidade de classe, o SIFUSPESP vai participar ativamente da divulgação do documentário A Gente em todo o Estado de São Paulo.

 

O presidente do sindicato, Fábio César Ferreira, estará na pré-estreia do filme, marcada para 12/09 no Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo, que será seguida de um debate sobre o sistema prisional brasileiro, organizado pelo jornal Folha de São Paulo.

 

Além de Ferreira, o evento contará com a presença do diretor Aly Muritiba e com o psicólogo Arlindo da Silva Lourenço, doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo(USP) com a tese: “O Espaço de Vida do Agente de Segurança Penitenciária no Cárcere - Entre gaiolas, ratoeiras e aquários”

 

Ficha técnica:

A Gente

Brasil | Documentário | Cor, DCP, 89′, 2013

Direção: Aly Muritiba

Produção: Grafo Audiovisual e RPC TV

Distribuição: Olhar Distribuição

Classificação indicativa: 12 anos

 

Pré-estreia em São Paulo: 12/09 no Espaço Itaú de Cinema

Endereço: Shopping Frei Caneca - rua Frei Caneca, 569 - Consolação, São Paulo - SP

Horário: 20h30

Convites devem ser retirados com uma hora de antecedência no local da exibição

 

Estreia nacional: 14/09 em cinemas de São Paulo(SP), Rio de Janeiro(RJ), Curitiba(PR), Salvador(BA), Porto Alegre(RS) e Teresina(PI)

 

Assista ao trailer: 

O SIFUSPESP somos todos nós, unidos e organizados. Filie-se!

Fique por dento das notícias do sistema! Participe de nosso canal do Telegram:https://t.me/Noticias_Sifuspesp