O contato direto entre o sindicato e os servidores é a melhor forma de resolver os problemas do funcionalismo. Desde abril passado, com a eleição da nova diretoria, o SIFUSPESP tem mantido uma rotina de visitação às unidades prisionais do Estado para fiscalizar as condições de trabalho e resolver problemas funcionais. Desta vez, a região escolhida foi a Grande São Paulo, precisamente os CDPs Vila da Independência e Chácara Belém II.

Mesmo próximo à sede do governo e da SAP, as unidades visitadas têm basicamente os mesmos problemas de todas as outras: superlotação, falta de funcionários, má gestão. O CDP Vila Independência, por exemplo, está com a população carcerária mais que triplicada. Sua capacidade é de 768 sentenciados, mas abriga 2.580 presos – isso com a quantidade de funcionários reduzida.

O caso é ainda mais problemático no CDP da Chácara Belém II. A unidade tem o quadro de servidores completo no papel, porém na prática este quadro está deficitário, já que há funcionários em desvio de função, ocupando outros setores, além de funcionários emprestados para outros locais, como o Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário.

O SIFUSPESP já solicitou ao Secretário da Pasta que os servidores emprestados ou designados sejam transferidos oficialmente para que o quadro, não apenas deste CDP, mas de todas as unidades, fique coerente com a realidade. “Assim será mais fácil saber exatamente a proporção do problema, podendo ser sanado com a abertura de vaga em cada unidade”, informa o Diretor de Formação Fábio Jabá.

Em ambas as unidades, os funcionários estavam interessados em saber como está a campanha salarial. O Diretor de Formação falou do descontentamento do SIFUSPESP com o percentual de reajuste designado pelo governo, de 7%. Jabá também informou sobre a assembleia geral que acontecerá na capital paulista no dia 13 de novembro. “Fico feliz pelo interesse na luta em benefício da categoria. Nos comprometemos em fazer mais visitas em outros turnos para que possamos esclarecer dúvidas e buscar melhorias nas unidades”, disse Fábio Jabá.

Servidores que não tenham em sua unidade um Diretor de Base do SIFUSPESP ou que deseja conversar com representantes do sindicato, devem ligar para a sede da sua região e marcar uma conversa com o Coordenador. O sindicato tem 12 sedes e um ponto de apoio.