Um condenado em regime aberto tentou introduzir uma mochila com drogas e celulares nas dependências do CPP de Mongaguá, o homem que tinha progredido de regime em maio do ano passado foi flagrado pelos Policiais Penais que fazem a vigilância da unidade.
Ao tentar invadir a unidade prisional com uma mochila contendo 35 celulares e acessórios, o homem recebeu ordem de parada dos policiais, ele desobedeceu a ordem e partiu para cima dos policiais e acabou sendo baleado.
Os Policiais Penais acionaram o SAMU e a Polícia Militar e o criminoso foi detido e encaminhado para o pronto socorro de Mongaguá.
Foi registrado boletim de ocorrência na Delegacia de Mongaguá e instaurada apuração para determinar a quais presos se destinava o material apreendido.
O CPP de Mongaguá tem capacidade para 1640 detentos e atualmente tem uma população de 2071 e conta com apenas 109 Policiais Penais divididos nos quatro turnos segundo dados da SENAPPEN.
O CPP se encontra em uma área próxima a mata o que facilita as tentativas de arremessos e invasões, outro problema enfrentado pelos Policiais Penais além da falta de efetivo, são as constantes incursões de drones.
Devido a superlotação, baixo efetivo, falta de torres com guarda armada e condições de segurança mais aprimoradas as unidades de semiaberto tem se transformado nas unidades mais perigosas para os Policiais Penais.